SEC reúne diretores de núcleos de educação no sábado para preparar ano letivo 2019

Com o objetivo de planejar o ano letivo de 2019 da rede estadual de ensino, diretores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) reuniram-se, neste sábado (26), no auditório da Secretaria da Educação do Estado. Na oportunidade, foram discutidos os principais assuntos relacionados à rotina de atividades realizadas nas unidades escolares, bem como novas perspectivas para a Educação pública da Bahia e, também, a preparação para a Semana Pedagógica, que será realizada de 4 a 8 de fevereiro. Além disso, os diretores foram orientados sobre a recepção aos 2.089 professores e 200 coordenadores pedagógicos convocados no concurso público.

O encontro contou com a presença do senador Walter Pinheiro, que avaliou positivamente a atividade e a atuação dos NTEs. “É muito importante este trabalho que foi implantado com a criação da coordenação dos Núcleos Territoriais de Educação e sua vinculação a uma estrutura de suprimento e de acompanhamento, o reforço desta tarefa, buscando a qualificação e, principalmente, fortalecendo o eixo mais importante, que é o pedagógico. Uma escola não funciona pedagogicamente bem se não tiver estrutura, portanto é muito importante este trabalho que os Núcleos desenvolvem com sua cobertura, com o acompanhamento, para que a Secretaria possa trabalhar essa coordenação pedagógica com base em informações consistentes”, destacou.

Pinheiro, que esteve à frente da pasta de junho de 2016 até outubro de 2018, ressaltou ainda o desenvolvimento de ações voltadas para o fortalecimento da Educação. “Foram dois anos de muita batalha e o primeiro ano foi recheado de uma série de mudanças como o enfrentamento com a questão dos contratos, arrumação da estrutura física e o desafio de ter conseguido superar todas essas questões. Agora é consolidar, chegar com novas estruturas, com mais conteúdos para as nossas escolas e ampliar as ofertas para o novo desafio de uma escola que tem que ter cada vez mais um link com o seu território e com a sua realidade, considerando os aspectos cultural, científico, educacional, econômico e social. Portanto, o trabalho desenvolvido por nossos atores, que são os diretores deste nucleos, é muito importante, e principalmente a vinculação disso com todos os setores da Secretaria, fazendo um trabalho de equipe”, disse.

O Coordenador dos Núcleos Territoriais de Educação, José Barreto Bittencourt, falou sobre a finalidade do encontro. “Esta foi uma atividade importante para prepararmos o ano letivo, que consistiu em um diálogo no qual verificamos pendências, sanamos dúvidas e abordamos questões a serem resolvidas para melhorar ainda mais a estrutura e, com isso, iniciar o ano letivo sem nenhum percalço e recebendo bem os nossos estudantes”, destacou.

Para o diretor do Núcleo Territorial de Educação de Feira de Santana (NTE 19), Ivanberg Santos Lima, o encontro foi produtivo. “Esta reunião de alinhamento foi muito esclarecedora, pois tiramos dúvidas sobre as informações quanto à programação escolar e a recepção desses novos professores e coordenadores pedagógicos que entraram através do concurso, além da discussão de demais questões como provimento de professor e recepção de materiais das escolas, a exemplo das fardas, que já foram distribuídas para as escolas”, disse o gestor.

Quem também esteve presente na reunião foi o diretor do Núcleo Territorial de Teixeira de Freitas (NTE 07), Agnaldo Leal. “O ano está começando com novas perspectivas, sobretudo com a chegada de novos professores e coordenadores pedagógicos. E, hoje, saímos daqui com muitas informações sobre a abertura do ano letivo”, comentou.