SEC reúne representantes dos NTEs para debater estratégias da Educação de Jovens e Adultos na rede estadual

A Secretaria da Educação do Estado concluiu, nesta sexta-feira (14), uma série de quatro encontros virtuais que contou com representantes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação da Bahia (NTE), além de gestores e coordenadores escolares das unidades que ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos municípios. Nas rodas de conversa, que foram realizadas durante dois dias, os participantes relataram experiências das unidades e debateram sobre calendário escolar, aproveitamento dos estudos, materiais didáticos  e estratégias de ensino para o ano letivo continuum 2020/2021.

Para a superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, esta iniciativa foi relevante para a modalidade porque tratou e valorizou suas especificidades dentro de um ano letivo atípico. “Foi possível dissecar todo o regramento já posto para a rede e promover orientações  sob o olhar da EJA. O formato de oficina permitiu, ainda, uma interação maior entre a equipe da SEC e o público participante. Os eventos foram gravados e podem ser acessados posteriormente. Além disso, foi produzido um documento escrito que consolida todas as informações. Acreditamos que este conjunto de ações irá colaborar enormemente com as unidades escolares que ofertam a EJA”.

De acordo com a coordenadora da EJA na SEC, Isadora Sampaio, o momento foi uma oportunidade importante para alinhar os procedimentos e tirar as dúvidas de todos os profissionais envolvidos. “Reunimos os integrantes dos NTES para  ampliar os saberes, na perspectiva da Educação de Jovens e Adultos. As rodas de conversa possibilitaram um diálogo aberto sobre as peculiaridades e adaptações que a modalidade exige. Encontros como esses são necessários e aproximam os profissionais da Educação com a troca de conhecimento e resolução de problemáticas com o objetivo de oferecer uma educação pública com mais qualidade”.

Marcos Antônio Queiroz Pires, diretor do NTE 24, com sede em Paulo Afonso, disse que o encontro norteou as atividades e ajudou os profissionais de educação a pensar em propostas adaptando as características geográficas e culturais de cada localidade. “Esses momentos têm uma grande importância no trabalho pedagógico. Possuímos uma realidade diferenciada de outros territórios, como a Educação Indígena, e por atender alunos oriundos de zona rural e trabalhadores. No encontro, discutimos em conjunto informações e diretrizes que norteiam as atividades, principalmente neste complexo momento da pandemia. A reunião trouxe unidade e unificação de procedimentos, sem perder as pluralidades regionais”.

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