#SECnas300: Secretaria da Educação reúne dirigentes em Santaluz

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, acompanha o governador, nesta segunda-feira (17), na ida ao município de Santaluz, que marca as 300 viagens ao interior. Na cidade, Pinheiro comandará uma reunião com os gestores da Secretaria e do Núcleo Territorial de Educação (NTE), além dos diretores de escolas estaduais, no Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire.

Esta reunião faz parte de um cronograma montado pelo secretário para o levantamento de demandas junto aos Territórios de Identidade, de modo a otimizar as ações do órgão central. Em Santaluz, o secretário vai anunciar novas obras em escolas e mais ofertas de cursos de qualificação profissional, como o de Tratorista Agrícola, Agricultor Orgânico e o de Microempreendedor Individual, em atendimento a uma demanda existente no Território do Sisal, que beneficiará jovens e trabalhadores que têm uma relação com o campo e, em especial, com a Agricultura Familiar. Está previsto, ainda, o anúncio da sessão de um prédio escolar pertencente à SEC para o município, com a finalidade de consolidar a oferta de vagas para o ensino fundamental. Outra ação a ser anunciada é a oferta de vagas na modalidade de Ensino à Distância, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), para cursos de graduação.

Também será anunciada a entrega de um trator, equipamento fundamental para a realização de atividades práticas dos estudantes que fazem os cursos técnicos de nível médio, como Agroecologia e Agropecuária ofertados no CEEP Paulo Freire. Nesse sentido, também será construído um tanque de peixes para atender, com atividades práticas, os estudantes do CEEP e, também, os agricultores da região com ações voltadas à piscicultura.

O CEEP do Campo Paulo Freire oferta, atualmente, os cursos técnico de nível médio em Administração, Agroecologia, Agropecuária, Análises Clínicas, Comércio, Nutrição e Dietética, Recursos Humanos e Zootecnia, com 425 alunos matriculados.

Ao todo, na cidade de Santaluz, a rede estadual atende a 2.020 estudantes, que, além do CEEP do Campo Paulo Freire, estão matriculados no Colégio Estadual José Leitão, no Colégio Estadual Necy Novaes, no anexo do Necy Novaes, no distrito de Pereira, e no Centro Regional de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica do Sisal (Cemit Sisal), no povoado de Sisalândia.

Antes de embarcar para sua tricentésima viagem ao interior da Bahia, nesta segunda-feira (17), Rui Costa concedeu entrevista, ao vivo, à Rádio Metrópole. Na entrevista, o governador destacou ações da Educação, como a meta de levar banda larga para todas as escolas, além da implantação de laboratórios de Ciências, de quadras cobertas e de novos investimentos em construções e reformas.

A marca de 300 viagens ao interior do Estado é alcançada em pouco mais de 900 dias de governo. Em Santaluz, a partir das 10 h, Rui também entrega obras nas áreas de abastecimento de água e equipamentos agrícolas e anuncia novas ações para atender às localidades e aos povoados do município, como a recuperação de 42 quilômetros da rodovia BA-120, além de visitar os programas Saúde Sem Fronteiras e SAC Móvel.