Secretaria apresenta ações e esclarece dúvidas de estudantes durante transmissão pelo YouTube

Fonte: divulgação
A Secretaria da Educação do Estado (SEC)  realizou, nesta quinta-feira (2), uma live (transmissão ao vivo) em seu canal do Youtube, o Educação Bahia, com estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior. O objetivo foi apresentar ações desenvolvidas para minimizar o impacto da suspensão de aulas, provocada pelo combate à pandemia do Coronavírus. A iniciativa contou com a participação do secretário Jerônimo Rodrigues e de dirigentes e técnicos da SEC.
 
O secretário Jerônimo Rodrigues falou que este tipo de iniciativa aproxima os estudantes para um diálogo sobre o momento de crise. "O primeiro passo é promover a saúde de todos, depois analisar o cenário que nos é apresentado e estudar o que fazer. Por isso, estamos há duas semana nos reunindo com todos os movimentos da educação e já podemos apresentar ações concretas, como os roteiros de estudo e as plataformas on-line de aprendizado, que estão disponíveis no Portal da Educação. Queremos, também, discutir sobre conteúdos para aqueles que não têm acesso à internet, como estudantes quilombolas, indígenas e da Educação Especial. Em relação aos calendários e à reposição de aulas, peço paciência para vermos como as coisas acontecerão daqui para frente. As universidades públicas e particulares têm sua autonomia, assim como escolas particulares, e na rede estadual queremos dialogar com os sindicatos para analisarmos as melhores formas", esclareceu.
 
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, falou sobre ações pedagógicas já implementadas. "Este é um momento de empatia, de entendermos que nem todos têm acesso à internet, por exemplo. Queremos desenvolver um trabalho que tenha como base fundamental o material didático, que é a ferramenta mas universal da educação. Porém, já estamos com um trabalho on-line que já alcança boa tarde dos estudantes. Um roteiro de estudos que ajuda, também, aqueles que ainda não possuem uma interação com os professores. Na próxima semana será disponibilizado um material, em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), com questões inéditas de preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), além de simulados. E vamos procurar parcerias com instituições para realizar cursos que possam ser covalidados pela SEC",  concluiu.
 
Segundo o coordenador de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, a prioridade é desenvolver ações para garantir o processo de aprendizagem de todos os estudantes, neste período de isolamento e distanciamento social. "O diálogo com as Instituições Públicas do Ensino Superior da Bahia tem sido permanente.  Entre as ações desenvolvidas, estamos avaliando as possibilidades para a continuidade do programa Universidade para Todos (UPT) com a oferta dos cursos online, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), da qual possuímos 23 polos estaduais em funcionamento na Bahia, por exemplo. Além disso, seguimos em articulação com os professores dos projetos estruturantes para a proposição de estratégias de acolhimento e mobilização das juventudes e comunidade escolar, por meio de atividades das áreas de artes, ciência, meio ambiente, educação integral, dentre outras", pontuou.
 
A diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado, explicou sobre as alternativas de aprendizagem com a Plataforma Anísio Teixeira. "Recebemos muitas perguntas sobre atividades que possam manter os estudantes ativos. Na plataforma, temos mais de 10 mil conteúdos das diversas áreas do conhecimento, que ganharão um reforço com a inclusão de materiais das universidades. Já temos uma formação continuada de gestores e coordenadores pedagógicos em EaD (Educação à Distância) que começa em abril. Então, estamos dispostos a continuar este diálogo e dar continuidade ao desenvolvimento destes novos trabalhos", afirmou.
 

Notícias Relacionadas