Secretaria apresenta o Educar para Transformar para a senadora Lídice da Mata

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Para ampliar o diálogo pela melhoria da educação pública no Estado, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, se reuniu, nesta sexta-feira (24/04), com a senadora da República, Lídice da Mata, e com o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, na sede da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo (CAB). Na ocasião, foi discutida a importância do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, lançado recentemente pelo governador Rui Costa.

O diálogo com gestores municipais e autoridades políticas visa atender a um dos objetivos do Educar para Transformar, que é reunir esforços de municípios, estudantes, professores, gestores, família e sociedade em geral em prol da melhoria contínua na qualidade da educação. O programa objetiva, ainda, alfabetizar as crianças na idade certa, até os oito anos de idade e assegurar a presença de todos os jovens e crianças nas escolas, com desempenho adequado à sua série e com sucesso na trajetória escolar.

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

“O desafio de transformar a educação na Bahia, fazendo com que essa transformação impacte positivamente sobre os índices de alfabetização na idade certa, na diminuição da evasão escolar e na transformação da escola em um espaço de desejo da criança e do adolescente, é o maior desafio que o governo da Bahia tem neste momento. Nós não podemos pensar em grandes projetos de desenvolvimento econômico para o nosso Estado sem um grande investimento na educação”, declarou a senadora Lídice da Mata.

O prefeito Guilherme Menezes destacou a importância da união de esforços para uma educação de qualidade. “O governador convocou todos os professores e secretários municipais de educação, desde os primeiros dias do seu governo, para esse debate tão importante, que é a educação de qualidade. Não basta universalizar o acesso à escola. É preciso garantir a qualidade do ensino para que todos tenham, para além do acesso, o sucesso a partir da escola”.