Secretaria apresenta Plano Político Pedagógico em audiência pública na Assembleia Legislativa

Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) apresentou, nesta terça-feira (26), o Plano Político Pedagógico para a Educação da Bahia em audiência pública, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador. Promovida pela Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviço Público da ALBA, a iniciativa também proporcionou o diálogo com os participantes.

O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, falou que o Estado está buscando parcerias com os diversos segmentos da sociedade, na perspectiva de fortalecer o regime de colaboração visando à melhoria da aprendizagem dos estudantes. Segundo ele, este processo de diálogo e de escuta realizado na ALBA é fundamental.  “A apresentação mostrou um conjunto de informações sobre as políticas de avaliação, monitoramento e fortalecimento da qualidade da Educação na Bahia que estamos construindo na Secretaria da Educação. A proposta, também, foi ouvir as contribuições importantes da Comissão, para continuarmos os debates pela melhoria da Educação Básica e do Ensino Superior”, destacou.

O subsecretário Danilo Souza ressaltou, ainda, pontos importantes no planejamento, dentre os quais a formação continuada dos educadores. “Estamos em um processo de  retomada de uma política forte de formação continuada, buscando suprir os déficits culturais e cognitivos das crianças das nossas escolas. Também estamos focados em um sistema robusto de avaliação, que possa assegurar continuamente o acompanhamento da qualidade e as intervenções necessárias, em tempo real, para que a escola seja, cada dia mais, um instrumento de inclusão. Além disso, buscamos  dialogar com os municípios para que possamos avançar no Ensino Fundamental e, lá na ponta, na Educação Infantil, com um regime de colaboração sólido, para um intercâmbio mais intenso, porque a Educação é do povo, desde a creche até a pós-graduação, e isto é uma prioridade para o Governo do Estado”, contou.

A presidente da Comissão de Educação, a deputada estadual Fabíola Mansur, falou sobre a audiência. “Estamos realizando esta sessão para que os participantes possam conhecer o planejamento da Secretaria, debater e trazer suas contribuições. A Comissão tem discutido os desafios da Educação no âmbito nacional e estadual e queremos que aconteça esta mobilização das diversas instituições, para que resulte no amplo trabalho na melhoria da Educação do Estado como um todo”, disse.

Ainda estiveram presentes à mesa, a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Anatércia Contreiras, o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/BA), Williams Panfile, além de representantes do Ministério Público da Bahia, Tribunal de Contas da Bahia (TCE) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia. A audiência também contou com a participação de dirigentes da SEC e do Instituto Anísio Teixeira (IAT), que faz parte da estrutura organizacional da Secretaria.