Secretaria da Educação amplia Projeto de Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares

O Projeto de Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares, uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), passa a atender, além de Salvador, Região Metropolitana e Feira de Santana, os municípios de Vitória da Conquista, Jequié, Barreiras, Juazeiro, Paulo Afonso, Itabuna, Eunápolis, Valença e Alagoinhas. O lançamento desta nova etapa do projeto vai acontecer na terça-feira (14/4), às 8h, em videoconferência no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, em Salvador, com retransmissão para as demais localidades.
 
O projeto visa promover a prevenção junto a estudantes e reduzir os danos causados pelo uso de álcool e substâncias psicoativas. O médico, professor e pesquisador da Universidade de Medicina da Ufba, Tarcísio Andrade, coordenador do projeto pela Ufba, ressalta que “essa situação permeia toda a sociedade”. Ele destaca que a iniciativa contribui para o processo educacional, inclusive, no sentido de combater preconceitos e discriminação com estudantes das escolas públicas. “É um equívoco achar que a droga está relacionada apenas à escola pública. Esse estigma não pode existir”, afirmou.
 
Tarcísio Andrade explica a metodologia e fala sobre a importância do projeto. “Não conheço outro projeto como este no País. Ele tem um grande diferencial, a sua característica prática. Nós temos um primeiro momento que é teórico, mais voltado para a sensibilização dos professores e gestores. Posteriormente, desenvolvemos um trabalho de supervisão nas escolas, buscando uma solução conjunta para as questões e a formação de grupos de trabalho, com a participação de professores, gestores e estudantes”, disse.
 
Segundo o médico, os grupos sustentam as ações nas escolas. Estes profissionais continuam o trabalho no cotidiano, identificando as situações e estando melhor preparados para lidar com elas.
 
FAMÍLIAS
A participação das famílias na vida escolar dos filhos, conforme prevê o programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação, lançado pelo governador Rui Costa, também é estimulada pelo projeto,  segundo o médico Tarcísio Andrade. “Este programa do governo do Estado é importante por incentivar, em especial, as famílias na educação dos jovens. Também faz parte do papel da escola orientar os pais na condução de situações que envolvam o uso de drogas, para que eles possam saber como lidar com estes desafios”, ressalta.
 
ADESÃO AO PROJETO
Os diretores das escolas nas cidades que serão atendidas pelo Projeto de Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares precisam aderir, por meio do preenchimento de ficha de inscrição, disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), que deverá ser enviada para o email: reducaodedanos@educacao.ba.gov.br.
 
TELECORAD
Uma outra ações do projeto, já disponível para todo o Estado, é a Central de Orientações e Referências em Atenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas (TeleCorad). Com atendimento gratuito aos profissionais da área de Educação, a iniciativa funciona como uma central telefônica, que pode ser acionada pelo número 0800-075-5547, com a garantia do anonimato. A ferramenta oferece, ainda, informações e orientações para encaminhamentos aos serviços de saúde, assistência social e assistência jurídica.

Notícias Relacionadas