Secretaria da Educação dialoga com representantes de universidades sobre formação de professores

Fotos: Emerson Santos

Técnicos da Secretaria da Educação do Estado e representantes de universidades públicas da Bahia participam, nesta sexta-feira (9), no auditório da secretaria, de uma reunião de alinhamento do Plenário do Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente do Estado da Bahia (Forprof). A ação teve o objetivo de discutir a retomada da agenda de trabalho do Fórum com base nas metas estabelecidas no Plano Estadual de Educação, dentre delas, a formação de professores.

Dentre as questões abordadas, destacam-se três editais que trazem a oferta de vagas amparadas em programas do Governo Federal, em colaboração com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Um dos editais está relacionado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), outro sobre residência pedagógica para o estímulo à formação e melhor capacitação dos professores e, também, um edital sobre educação à distância.

Presente no encontro, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, falou sobre a importância da formação de professores ressaltando que “a questão da formação e o envolvimento das universidades é algo que a gente foi trabalhando ao longo dos anos, mas precisamos avançar no sentido de tornar o ensino mais atrativo e isso implica em investir cada vez mais na formação de professores, além de introduzir um novo perfil de oferta na rede estadual, considerando que nossas escolas de Ensino Médio já passam a ofertar cursos da Educação Profissional, inclusive de curta duração, além de projetos estratégicos que dinamizam o ensino a partir da inovação, das artes e da ciência, tendo também a tecnologia como ferramenta para melhorar o eixo pedagógico na rede estadual”, ressaltou Pinheiro.

A professora e pró-reitora de graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Dayse Lago de Miranda, avaliou a reunião como pertinente e necessária. “É muito importa a retomada de discussões da formação de professores no estado da Bahia e esse fórum vem fortalecer as instituições. Existem muitas decisões que estão sendo tomadas polo Governo Federal que a gente precisa se posicionar e ver como é que cada uma delas atende às especificidades de cada instituição”.

O pró-reitor de graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz, Elias Lins, completou que “o fórum é de suma importância na medida que traçamos diretrizes para o processo de formação de professores, pois além de discutirmos essas diretrizes, atividades e ações, a gente consolida um discurso que é levado para as instituições formativas que são as universidades”, frisou.