Secretaria da Educação dialoga sobre parceria com a Cátedra USP e Itaú Social

As políticas de valorização e formação dos professores da rede estadual de ensino deverão ser fortalecidas a partir de cooperação técnica entre a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e a Cátedra de Educação Básica da Universidade de São Paulo (USP), que é fruto de uma parceria entre o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA - USP) e o Itaú Social. As bases para ações na rede estadual de ensino em articulação com as universidades na Bahia foram discutidas, nesta quinta-feira (15), entre o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e a superintendente do Itaú Social, Ângela Dannemann, na sede da Secretaria, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.

Lançada em fevereiro deste ano, a Cátedra de Educação Básica da USP visa identificar medidas que subsidiem políticas para a Educação Básica a partir da análise de experiências inovadoras e de ações relacionadas à formação e ao desenvolvimento profissional dos professores. Além disto, espera-se que a parceria com a Cátedra USP contribua para o monitoramento e a avaliação, além do fortalecimento de organizações da sociedade civil. Outro ponto estratégico é o fortalecimento do regime de colaboração com os municípios, tendo em vista a expertise do Itaú Social para garantir aos estudantes acesso, permanência e aprendizado. Espera-se, também, o desenvolvimento e a disseminação de tecnologias educacionais com livre acesso e uso para as redes municipais de ensino.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre esta agenda com a Cátedra. “Desejamos avançar em parcerias que, efetivamente, contribuam com a qualidade da educação da Bahia, seja por meio da formação dos educadores e profissionais da Educação, por meio de assessoramento técnico ou do uso de tecnologias sociais. Não tenho dúvidas de que a Cátedra da USP – Itaú Social desempenhará um papel estratégico para a gestão, no sentido de aprimoramos as políticas em curso focadas na melhoria da aprendizagem dos estudantes, bem como para avançarmos, ainda mais, no regime de colaboração com os municípios”.

A superintendente do Itaú Social, Ângela Danemman, falou sobre esta parceria com a SEC. “A fundação trabalha mais fortemente no regime de colaboração municipal, horizontal, mas tem já um trabalho muito importante em Pernambuco, que faz um trabalho de colaboração vertical. E vamos caminhar na Bahia para isso. Se a gente não trabalhar os estados com o olhar de escolas estaduais de maneira geral, ou seja é o Estado e não apenas a rede estadual, a gente progride na educação com muita lentidão. Então, apostar no Estado da Bahia para a Fundação Itaú Social é muito importante”, afirmou.

Também participaram da reunião o subsecretário da Educação, Danilo Souza; o coordenador de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes; a coordenadora da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Elisabete Costa; e os assessores especiais da SEC, Paulo Gabriel Nacif e Nildon Pitombo; e o professor Naomar de Almeida Filho, consultor da Cátedra IEA USP. “Estou no Instituto de Estudos Avançados da USP fazendo uma intermediação com as instituições para que o que tem se apresentado como avanços e iniciativas de reforço à integração entre universidade e Educação Básica tenha alguma repercussão na Bahia. E a chave para superar a grande crise da Educação nacional é através de um dispositivo chamado de regime de colaboração. E o principal fundamento dessa colaboração é a integralidade dos sistemas de Educação, de modo que a separação entre a Educação Básica e a Educação Superior não faz nenhum sentido. Queremos superar esta distância dessas redes de instituições”, afirmou Naomar.