Secretaria da Educação discute alfabetização na idade certa com prefeitos de Curaçá e Valente

Mais de 367 mil crianças na Bahia, com até oito anos de idade, estão sendo alfabetizadas na idade certa, graças ao projeto Pacto com Municípios pela Alfabetização, desenvolvido em regime de colaboração entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e 403 municípios baianos. A ampliação desta parceria tem sido discutida com o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e prefeitos. Nesta terça-feira (27/1), o encontro foi com os prefeitos de Curaçá, Carlos Brandão, e do município de Valente, Ismael Ferreira. Juntos, os dois municípios contam com mais de 800 crianças beneficiadas pelo projeto.

O secretário Osvaldo Barreto disse que o Pacto com Municípios pela Alfabetização é um projeto estruturante, pois fornece material didático e formação de professores nesta que é a primeira fase da educação básica. “Dialogar com os prefeitos, discutir a importância deste projeto e como ele pode ser fortalecido, é fundamental e faz parte do processo de melhoria da qualidade do ensino, conforme prevê o Programa Pacto para a Educação na Bahia, proposto pelo governador Rui Costa. Se estas crianças são alfabetizadas na idade certa, poderão ter mais conhecimento e tranqüilidade para seguir e avançar nos seus percursos formativos”, afirmou.

Fotos: Geraldo Carvalho Ascom/Educação
O prefeito Carlos Brandão, acompanhado da secretária municipal da Educação, Maria Valdelina de Aquino, afirmou que a prefeitura de Curaçá também tem cumprido as orientações do Pacto com Municípios pela Alfabetização. “Somos parceiros do Estado, e estamos aqui, hoje, para resolver algumas questões ligadas à melhoria da Educação em nosso município e reafirmar o nosso compromisso com esta parceria importante para a educação na Bahia”. A secretária Valdelina completou: “O Pacto com Municípios pela Alfabetização é um programa muito importante para os nossos estudantes. Graças a ele, eles recebem excelentes materiais e têm professores com ótima formação”, disse.

A secretária municipal da Educação de Valente, Carlília de Cássia Silva, destacou a importância do Pacto, que, no município, atende a quase mil estudantes. “Percebemos uma incrível melhoria no aprendizado e na autoestima dos nossos alunos, bem como uma aproximação da família com a escola, além dos conteúdos didáticos que são apresentados por meio de um excelente material didático. Eles se tornaram verdadeiros contadores de histórias para os seus pais. Estamos muito animados com essa parceria com o Estado”, afirmou.