Secretaria da Educação discute fortalecimento das bandas e fanfaras escolares

A Secretaria da Educação do Estado promoveu, nesta terça-feira (17), uma reunião com a Associação de Fanfarras e Bandas da Bahia (AFA-BA), na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Entre os pontos da pauta, foram discutidos o papel pedagógico, o fortalecimento das bandas e fanfarras escolares e ações para o ano de 2020, que possam potencializar o aprendizado dos estudantes por meio da arte musical.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do diálogo permanente com as representações das bandas e fanfarras. “Vamos conversar com todos os envolvidos com as bandas e fanfarras para potencializar a parceria voltada para esta política que tem tudo a ver com o aprendizado, sem falar que as bandas e fanfarras têm um papel marcante nas comemorações dos atos cívicos na Bahia”, afirmou.
 
O coordenador de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, falou sobre o que vem sendo pensado para 2020, neste sentido. “Todos os projetos para a juventude têm prioridade para esta gestão. E para 2020, a ideia é fortalecer este movimento das bandas e fanfarras e a arte musical no currículo escolar”, afirmou.
 
A presidente da AFA-BA, Adriana Aparecida, juntamente com a vice-presidente, Raimunda Santana, entregaram uma placa em homenagem ao secretário Jerônimo Rodrigues pelo apoio à realização de eventos promovidos pela AFA-BA, em 2019, dentre os quais, a XII Copa Nordeste e Norte de Bandas e Fanfarras, que aconteceu no mês de novembro, em Feira de Santana. “Além da Bahia, tivemos estudantes dos estados a Paraíba, Sergipe, Maranhão, Ceará, Alagoas, Pernambuco e Piauí, e eles ficaram alojados em escolas estaduais, onde receberam todo o suporte com as três refeições preparadas pelas merendeiras da rede estadual e viemos aqui hoje agradecer pelo apoio que recebemos”, afirmou Raimunda.
 
Adriana, por sua vez, falou sobre a aproximação com a gestão da SEC. “Este contato e esta aproximação são muito importantes para gente e a nossa expectativa é a de que a gente avance nesta parceria”, afirmou, ao destacar que a AFA-BA conta com 33 bandas e fanfarras associadas.
 
 

Notícias Relacionadas