Secretaria da Educação do Estado aborda novo currículo da Educação Básica com prefeituras

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

Como parte das ações de mobilização para o debate sobre o novo currículo da Educação Básica para 2016, a Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta terça-feira (18/08), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, uma reunião para dialogar o tema com secretários da Educação de dez prefeituras. O objetivo é incentivar a contribuição de educadores baianos para a Base Nacional Comum Curricular, do Ministério da Educação (MEC), que vai valer para todo o País.

“Estamos empenhados nesta mobilização de forma qualificada para que as questões que a Bahia considera relevantes possam estar ressoando no cenário nacional. Por isso estamos conversando com secretários da Educação de Salvador e mais nove da Região Metropolitana, entre eles, Simões Filho, Lauro de Freitas, Camaçari e Itaparica. Além de termos um cronograma de mobilizações realizado pelos Núcleos Regionais de Educação (NRE) em todo o Estado”, explica a professora Valdirene Oliveira Souza, diretora de Currículo e Inovações Pedagógicas da Secretaria da Educação do Estado.

"Essa reunião foi bastante produtiva porque dá a oportunidade de estreitarmos as relações", Raimundo Pereira, secretário da Educação de Itaparica

O secretário da Educação de Itaparica, Raimundo Pereira, que também atua como diretor do polo 26, na União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), faz um balanço do encontro. “Essa reunião foi bastante produtiva porque dá a oportunidade de estreitarmos as relações entre os governos federal, estadual e municipal. E a Undime entra como parceira do Estado porque está mais próxima dos municípios, e pode trabalhar habilidades, conhecimentos e os valores de forma única para contribuição dos educadores no currículo nacional”.

Raimundo também destaca como as secretarias devem mobilizar suas escolas. “Vamos aproveitar os encontros pedagógicos com os coordenadores da rede estadual, que vão trabalhar como multiplicadores nas escolas. Com essa relação, que já acontece regularmente, acreditamos que ficará mais fácil os educadores aderirem a essa proposta”.

Por meio de um sistema, que será disponibilizado no portal do MEC, a partir do dia 15 de setembro, serão registradas todas as contribuições para a construção do novo currículo. Até lá, a Secretaria da Educação do Estado espera concluir o documento com todas as contribuições dos professores baianos. Na oportunidade, também estará disponível um documento desenvolvido por 116 educadores de Instituições de Ensino Superior e Educação Básica de todo o país, selecionados pelo MEC, que indicará um documento preliminar nacional.