Secretaria da Educação do Estado abre inscrições para o I Workshop Nacional de Educação Estatística

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia abre, a partir desta sexta-feira (25/7), as inscrições para o I Workshop Nacional de Educação Estatística, que podem ser realizadas no endereço www.educacao.ba.gov.br/wnee. O evento, uma parceria com o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Forprof-BA), acontece nos dias 28 e 29 de agosto, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, com o objetivo de discutir o ensino de estatística e probabilidade na formação de professores da educação básica.

O workshop, que conta, também, com as parcerias da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Bahia (SBEM-BA), da Associação Brasileira de Estatística (ABE), Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e do Conselho Regional de Estatística (CONRE), é destinado a coordenadores dos cursos de pós-graduação e de licenciatura em Matemática (Regular, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - Parfor, presencial e a distância); professores cursistas do Parfor; supervisores e coordenadores dos projetos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)  e líderes de pesquisa da Bahia, bem como os pesquisadores do GT12 (Grupo de Trabalho - Ensino de Probabilidade e Estatística).

Durante os dois dias de evento serão realizados quatro painéis de debate: A estatística e probabilidade nos cursos de formação de professores de matemática da educação básica; O ensino de estatística e probabilidade na educação básica, os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e os livros didáticos; Softwares e materiais instrucionais para ensinar estatística e probabilidade na educação básica e O ensino de estatística e probabilidade na educação básica: a voz dos professores.

Valorização da estatística – O estímulo ao ensino e aprendizado de estatística e probabilidade nas escolas da rede estadual, inclusive, foi foco da palestra que Irene Cazorla, diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), apresentou na 9th International Conference on Teaching Statistics (ICOTS9), ocorrido na cidade de Flagstaff, Arizona, Estados Unidos, entre os dias 13 a 18 de julho. A gestora falou sobre as pesquisas desenvolvidas com estudantes e professores da rede estadual pelo mestrado em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).