Secretaria da Educação do Estado comemora 124 anos com debate sobre progressão escolar

Palavras-chave:
Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação
Educadores, gestores, estudantes, bem como dirigentes e funcionários da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, celebraram, nesta sexta-feira (16), os 124 anos de funcionamento do órgão que vem contribuindo para o desenvolvimento da educação pública da Bahia. A cerimônia foi marcada por um debate sobre progressão escolar realizado no auditório e que faz parte de uma série de diálogos intitulada “Caminhos para a aprendizagem”, promovida pela SEC. O evento teve como palestrantes convidados o doutor em Educação Cipriano Luchesi e a professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Maria Alba Guedes. 
 
O chefe de gabinete da SEC, Cezar Lisboa, representou o secretário Jerônimo Rodrigues e ressaltou o compromisso do órgão com a educação pública baiana nesses 124 anos de existência. “A Secretaria da Educação é uma instituição centenária que sempre teve uma importância dentro do Estado do ponto de vista dar resposta à sociedade e que merece esta comemoração. Portanto é um órgão que tem uma história que contou com a passagem de muitos secretários importantes, a exemplo do ícone Anísio Teixeira”, destacou.
 
A comemoração foi aberta com uma apresentação musical dos estudantes Samuel Freitas e Alef Brasil Santos, que fazem o curso técnico em Música no Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes. Eles tocaram com saxofone as canções “Wave”, de Tom Jobim, e “Lugar Secreto”, de Gabriela Rocha. “É uma honra fazer parte das comemorações do aniversário da SEC e mostrar um pouco do nosso talento musical aprimorado através do nosso curso de Música”, revelou Samuel Freitas.
 
A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Falcão Brito, falou sobre a realização do debate em uma data tão simbólica. “É uma feliz coincidência a gente poder comemorar o aniversário da SEC no dia do segundo debate sobre progressão escolar e a nossa ideia é que a gente possa fazer a reflexão sobre o papel da Secretaria e do nosso papel como facilitadores do processo de aprendizagem e que a Secretaria seja sempre o meio para a melhoria desse percurso dos estudantes rumo à qualificação”, salientou. 
 
História
A Secretaria da Educação na Bahia foi criada no Governo Rodrigues Lima (1892-1896) com a promulgação da Lei n°. 115 em 16 de agosto de 1895, com a denominação de Secretaria do Interior, Justiça e Instrução Pública, há 124 anos. O órgão reafirma o papel da escola pública na construção dos ideais republicanos por meio do sistema educacional que contextualiza o ensino e lança as bases de futuro e guia a cidadania com equidade e justiça social. 
 

Notícias Relacionadas