Secretaria da Educação do Estado da Bahia dialoga com prefeitos sobre políticas educacionais

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia continua ampliando o diálogo com as prefeituras no sentido de fortalecer as políticas educacionais para a rede pública de ensino. Nesta quinta-feira (5/3), o secretário da Educação, Osvaldo Barreto recebeu, na sede da Secretaria, no Centro Administrativo (CAB), os prefeitos de Macionílio Souza, Adenilton Meira; Guaratinga, Kenoel Viana; Governador Mangabeira, Domingas da Paixão, que estava acompanhada da secretária da Educação, Maria das Graças Mendonça;  e Uibaí, Pedro Rocha Filho. Já na quarta-feira (4/3), foi a vez das visitas dos chefes do executivo de Oliveira de Brejinhos, Clériston Pereira e Crisópolis, Edinal Alves.

Nos encontros, entre os temas tratados, está o Pacto pela Educação na Bahia, programa proposto pelo governador Rui Costa que deve ser lançado ainda neste mês com o objetivo de reunir esforços de estudantes, professores, gestores, família, municípios e sociedade em geral em prol da melhoria contínua na qualidade da educação.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
“Estamos trabalhando intensamente para fortalecer as escolas, buscando a melhoria da qualidade do ensino, conforme prevê o Programa Pacto pela Educação na Bahia. Neste sentido, também destacamos a importância do projeto Pacto com Municípios, realizado pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com as prefeituras, para garantir a alfabetização na idade certa para as nossas crianças”, afirmou o secretário Osvaldo Barreto.

O prefeito de Guaratinga, Kenoel Viana, falou da importância do diálogo com o Estado. “Com esta visão, o Governo tem contribuído para o avanço da educação no nosso município. Estou muito otimista com o olhar especial do Governador Rui Costa para a educação. Esta visão diferenciada de visitar escolas e conhecer a realidade de cada uma irá fazer avançar bastante a educação no nosso Estado”, afirmou.

A prefeita Domingas Souza da Paixão, de Otávio Mangabeira, também, falou das expectativas em relação ao Pacto pela Educação. “Vai ser um impulso grande para a educação em todo o Estado porque a ideia de aproximar todos, incluindo a família, é excelente. A mobilização dos pais com a vida escolar de seus filhos ajuda no rendimento escolar”, disse.

O prefeito Adenilton Meira, do município de Marcionílio Souza, disse que a a educação pública se fortalece quando há uma união de esforços. “Esta parceria é muito importante para a administração municipal, que fica com o aluno por 13 anos, antes de ele ingressar para o ensino médio, sob a responsabilidade do Estado. Esta interação pela melhoria da educação traz resultados muito positivos para a vida escolar”, considerou.