Secretaria da Educação do Estado debate diversidade artística e cultural da Bahia em videoconferência

Com o objetivo de revisitar a cultura e o patrimônio da Bahia, a Secretaria da Educação do Estado realiza a videoconferência Bahia: as distintas expressões do seu patrimônio artístico e cultural. O evento acontece amanhã (20/03), às 8h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT) e nas 31 telessalas distribuídas nas Diretorias Regionais de Educação do Estado da Bahia (Direc). Na ocasião, serão apresentadas visões de diversos profissionais, nos variados campos do conhecimento, além da homenagem ao centenário de Dorival Caymmi.

“Na contemporaneidade, não dá para desassociar a educação básica dos contextos da nossa vida cultural, suas diversidades, riquezas e complexidades. Pensando em seu processo de formação e desenvolvimento, a Bahia é o berço do Brasil, é patrimônio nacional. Com o objetivo de reconhecermos isso, escolhemos as linguagens artísticas para discutirmos a nossa história cultural”, fundamenta Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria. Dentro desse contexto, ela ressalta a experiência musical de ilustres personalidades, como Dorival Caymmi, que, com sua poética e musicalidade, retratou “a Bahia de todos os santos, magias, mares, marés e encantos”.

A videoconferência integra o projeto A Arte de Contar História(s), que é articulado a outras ações realizadas pela Secretaria da Educação, a exemplo dos encontros formativos para o desenvolvimento das experiências artísticas e culturais, para a execução dos projetos Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove). “A proposta é provocar a discussão em torno das distintas linguagens, contribuindo para a difusão dos conhecimentos patrimoniais, artísticos e culturais nos contextos escolares”, conclui Nide Nobre.