Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Secretaria da Educação do Estado discute criação de Núcleos de Educação Profissional do Campo
Secretaria da Educação do Estado discute criação de Núcleos de Educação Profissional do Campo
Publicado em sex, 26/02/2016 - 16:06 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, representantes de movimentos sociais, Secretarias do Estado, Universidades e Instituto Federal Baiano discutem a formação de Núcleos de Educação Profissional do Campo na Bahia. Os núcleos têm o objetivo de disseminar a concepção e implantar as práticas pedagógicas da educação do campo alinhadas à Educação Profissional. A iniciativa insere-se no eixo 3 do programa Educar para Transformar, que visa à melhoria da qualidade da educação pública na Bahia.
A criação dos núcleos visa constituir um espaço de integração de políticas de trabalho, educação, desenvolvimento rural e territorial, com atuação de professores da rede estadual em torno da Educação Profissional do Campo para fins de estudo, capacitação e troca de experiências com Escolas Família Agrícola e outras entidades com experiência de educação do campo. Além disso, busca possibilitar a participação e retorno de estudantes oriundos do meio rural na discussão do currículo e metodologias dos cursos sob a ótica da Educação Profissional e, contribuir para o acompanhamento contínuo dos cursos ofertados para a população do campo.
Fotos: Geraldo Carvalho Ascom/Educação
Esses núcleos serão formados nos Centros de Educação Profissional com oferta de cursos como agro, alimentos, meio ambiente e, também, em locais com atendimento à população rural ou com forte demanda de movimentos sociais, a exemplo dos centros situados nos territórios de identidade Velho Chico, Sisal, Piemonte do Paraguaçu, Recôncavo, Litoral Sul e outros.
Durante encontro que abordou o assunto, nesta quinta-feira, no auditório da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), o superintendente de Desenvolvimento da Educação Profissional do Estado da Bahia, Almerico Lima, falou sobre a necessidade da criação desses núcleos. “Dentro do desenvolvimento da Educação Profissional da Bahia nós temos tido muitas demandas da Educação Profissional do Campo devido à Bahia ter a maior população rural do país. Essa parceria com os movimentos sociais, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Universidades públicas, como a UFRB, Instituto Federal Baiano vai nos permitir que possamos construir uma ação mais consistente em relação à educação profissional no campo”, destaca.
O superintendente ainda ressalta que “os núcleos vão potencializar os cursos já existentes e trabalhar com a demanda que vem dos movimentos e da própria política de desenvolvimento territorial e rural. Os cursos são técnicos ou de formação inicial específicos do meio rural como Agropecuária, ou de áreas como a saúde e que tem a ver com o bem estar da população rural”, afirma.
O Coordenador Geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Fetraf), Rosival Leite, também falou sobre a importância da iniciativa. “Pensamos que a educação do campo tem que contextualizar com a questão de renda, de manutenção do jovem no campo e que esse tipo de formação deve ser visto como um processo construtivo para que esses atores do campo possam gerar renda em sua propriedade, de forma inclusiva e que respeite questões tradicionais e históricas do movimento do campo e da própria agricultura familiar”.
Presentes ao evento, a Pró- Reitora da UFRB, Tatiana Veloso e o Reitor do IFBAIANO, Geovane Barbosa do Nascimento, colocaram suas instituições à disposição no que se refere à formação continuada de professores da rede estadual, seja quanto à educação do campo ou às disciplinas técnicas dos cursos mais procurados pela população rural. Do mesmo modo os representantes dos diversos setores da Secretaria de Desenvolvimento Rural, se prontificaram a contribuir com o adensamento e alinhamento dos cursos técnicos na perspectiva agroecológica e da educação do campo.
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito
-
Rede estadual encerra ano letivo 2024 com entrega dos resultados finais, nesta sexta-feira (20)
-
Escritores Escolares são destaque no Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação
-
Secretaria divulga resultado de seleção interna para educadores