Secretaria da Educação do Estado e Ministério Público discutem ações pela melhoria da Educação

Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado apresentou o planejamento estratégico para a Educação que está sendo desenvolvido no órgão para representantes do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), na segunda-feira (29). A iniciativa, que contou com a presença do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, da procuradora-geral de Justiça do MP-BA, Ediene Lousado, e do procurador-geral do Estado (PGE), Paulo Moreno, teve o objetivo de discutir, em conjunto, o aprimoramento das ações na busca pela melhoria na infraestrutura e pedagogia das escolas.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância de estreitar a relação com o MP-BA. “Temos uma responsabilidade muito grande com esta missão de criar um planejamento para a educação. Entendemos que devemos desenvolver ações que englobem o aprendizado em toda a Bahia, seja na rede estadual, municipal ou particular, tendo o regime de colaboração com os municípios como uma das principais iniciativas neste planejamento. Por isso, o alinhamento com o Ministério Público é fundamental para que possamos discutir contribuições que venham nos ajudar neste trabalho”, ressaltou.            
 
A procuradora geral de Justiça do MP-BA, Ediene Lousado, ressaltou o objetivo do Ministério em contribuir para a promoção da cidadania, por meio da educação. “Desenvolvemos projetos de educação que visam a fiscalização e o monitoramento das redes de educação na busca da melhoria da oferta para os estudantes. Temos projetos de Educação Inclusiva, de Saúde e de Educação e de combate ao bullying. Portanto, estamos de portas abertas para este debate, porque queremos dialogar para a construção de soluções para os desafios na melhoria da educação”, esclareceu.
 
Já o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, contou que a PGE está alinhada com a Secretaria da Educação para desenvolver ações estratégicas para a Educação. “Acredito que esta é também uma função da PGE de poder articular estas parcerias importantes, como a do MP-BA. Em reunião anterior, eu já havia conhecido o planejamento e é muito importante a Secretaria da Educação estar buscando parcerias com órgãos que possam contribuir para o aperfeiçoamento das estratégias na melhoria da educação”, disse.     
 
Lançamento
Com o apoio da Secretaria da Educação do Estado, que foi representada pelo assessor do gabinete Nildon Pitombo, o Ministério Público do Estado lançou, nesta terça-feira (30), a campanha #SejaBrother  – Juntos contra o Bullying, na sede do MP-BA, no Centro Administrativo da Bahia. O assessor especial, Nildon Pitombo, representou o secretário Jerônimo Rodrigues, no evento. O projeto, que tem como mote “Quando não existe plateia, não existe bullying, busca não estimular, aplaudir ou tolerar um ato de violência. A ideia é que a campanha chegue às escolas e seja protagonizada pelos próprios estudantes por meio da confecção de conteúdos, como vídeos representativos. O objetivo é contribuir com para a prevenção e o combate a uma aparente brincadeira que causa baixa autoestima, dificuldade de aprendizagem e de socialização, ansiedade, medo e depressão.

Notícias Relacionadas