Secretaria da Educação do Estado e UNILAB discutem ações em parceria

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realizou, nesta segunda-feira (13), um encontro com representantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). O objetivo foi discutir possíveis parcerias, tendo em vista a instalação do campus da universidade, em São Francisco do Conde. A reunião foi realizada na sede da SEC, tendo sido adotadas todas as medidas de segurança, em função da prevenção ao novo Coronavírus. O reitor da UNILAB, Roque Albuquerque, e a vice-reitora Cláudia Ramos foram recebidos pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. 
 
O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância do diálogo com a UNILAB. "Com o campus do Malês, localizado no município de São Francisco do Conde, a UNILAB pode contribuir muito para fortalecer a Educação Básica da região. Em parceria, podemos desenvolver cursos de extensão, estágios e ampliar a ligação da universidade com os estudantes locais a partir da implantação do projeto do Complexo Integrado de Educação, para fortalecer ainda mais a aprendizagem, por meio da valorização e do desenvolvimento da região", afirmou.
 
O reitor Roque Albuquerque avaliou o primeiro encontro com a SEC. "Foi uma satisfação chegar aqui e saber da ampla aproximação que o órgão já possui com a universidade. Este momento de pandemia acabou sendo o assunto principal e conversamos sobre a disponibilidade do nosso curso de extensão em Tecnologia e Comunicação, através de um termo de cooperação para a capacitação dos professores da rede estadual, além de propostas com a realização de estágios para nossos estudantes em escolas da região, como forma de integrar o aprendizado".
 
Ainda estiveram presentes no encontro a diretora do campus do Malês da UNILAB, Mírian Reis; a diretora de Educação Superior da SEC, Ivanilda Amado; e o coordenador de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes. "O diálogo da SEC com as instituições de Ensino Superior, sejam elas públicas ou privadas, tem sido uma constante para o desenvolvimento de ações em comum, sempre com o foco na articulação entre a Educação Superior e a Educação Básica para o fortalecimento  do ensino-aprendizagem e das políticas educacionais para a juventude", afirmou Marcius Gomes. 
 
A diretora da SEC, Ivanilda Amado, destacou que  ações em conjunto já estão sendo pensadas para este mês de julho. "Estas ações, em torno do Julho das Pretas, estão pautadas no compromisso do Estado da Bahia por uma educação antirracista, reconhecendo as interseções entre gênero e classe, em um contexto de extrema relevância para a agenda pública e de luta histórica da população negra. O Julho das Pretas marca a celebração da agenda de luta Internacional da Mulher Negra e este também é o mês  de comemoração dos 10 anos da UNILAB, que foi criada pela Lei nº 12.289, de 20 de julho de 2010", acrescentou
 

Notícias Relacionadas