Secretaria da Educação do Estado forma novos educadores do Paip

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, desta terça (6/5) até a próxima terça-feira (13/5), um encontro com técnicos do núcleo central do Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica na Rede Estadual de Ensino (Paip), integrantes dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) e representantes dos setores da Secretaria envolvidos com o Sistema Informatizado de Monitoramento do Paip (Simpaip). O objetivo é promover a formação dos educadores que integram a nova equipe do Paip Central. O evento, que acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, em Salvador, tratou nesta terça (6/5), especialmente do Simpaip. Estes educadores vão formar os técnicos nos núcleos regionais do Paip.

O subsecretário da Educação do Estado, Aderbal de Castro,  destacou a importância do Simpaip, que funcionará como um instrumento para a obtenção de informações atualizadas, em tempo real, alimentadas pelos técnicos dos Núcleos Central e Regionais do Paip, bem como a emissão de relatórios gerenciais mais consistentes. “Esse sistema informatizado visa possibilitar a gestão integrada de seus processos de forma ainda mais ágil, transparente e segura, fortalecendo a capacidade de execução das atividades educacionais do Estado da Bahia”, disse, ressaltando que “o Paip cumpre o papel de renovar, articular, refletir sobre os indicadores apontados pelas escolas”.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

A superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Amélia Maraux, relembrou que o Paip está incluído nas prioridades do Programa Todos pela Escola, por meio do compromisso 9, estimulando as inovações e o uso das tecnologias como instrumentos pedagógicos e da gestão escolar. “Estamos falando de um projeto grande e virtuoso, responsável pelo acompanhamento 1.385 escolas e 747 anexos, que redesenhou as Direc, que, hoje, têm um papel ainda mais importante no processo de gestão pedagógica”, abordou.

Expectativas - A expectativa dos participantes é a de que, no final das atividades, estejam subsidiados de informações para que possam contribuir com o fortalecimento da gestão educacional e, consequentemente, para o processo de ensino e de aprendizagem. “A partir desse encontro, que nos trará um espelho da escola, iremos reorganizar o nosso trabalho pedagógico no que se refere ao acompanhamento das Direc, visando à melhoria da educação na Bahia. Acredito que essa formação nos dará subsídios para intervir, acompanhar e monitorar as Direc e as unidades escolares”, opinou a professora Érica Oliveira Barbosa, integrante da equipe do Paip no órgão central.

Simpaip – O Sistema Informatizado de Monitoramento do Paip (Simpaip) é uma ferramenta informatizada que possibilita a obtenção de informações atualizadas, em tempo real, e a emissão de relatórios gerenciais consistentes que retratam a dinâmica da unidade escolar, de modo sistêmico e atualizado, por meio dos técnicos dos núcleos central e regional do Paip, dos dirigentes das Direc e escolas, além das equipes do órgão central da Secretaria da Educação.

O Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica na Rede Estadual de Ensino do Estado da Bahia (Paip) é um projeto de gestão pedagógica permanente da Secretaria de Educação do Estado, concebido como uma ação integrada, sistêmica e inovadora, com objetivo de, a partir da colaboração de todos os envolvidos com a educação pública do Estado, atingir a qualidade do ensino e da aprendizagem em todos os níveis e modalidades. O Paip é um projeto de gestão com foco no monitoramento, acompanhamento, avaliação e intervenção no trabalho pedagógico das escolas da rede pública estadual de ensino da Bahia.