Secretaria da Educação do Estado lança livro sobre mortos e desaparecidos baianos no período da Ditadura

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nesta quarta-feira (2/4), às 19h, no Complexo Cultural dos Barris, em Salvador, o lançamento do livro Mortos e Desaparecidos Baianos, uma das ações que serão desenvolvidas até a próxima sexta-feira (4/4), dentro do projeto Direito à Memória: 50 anos do golpe militar de 1964, desenvolvido pela Secretaria no local. O evento envolverá, ainda, palestras, exibição de filmes e documentários, oficinas de grafite, exposição de fotos, feira de livros, apresentação de trabalhos acadêmicos e projeção de vídeos protagonizados por professores e estudantes do ensino médio da rede pública. A programação completa está disponível aqui.

Capa do livro

O livro, que tem o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, registra o golpe à democracia e à cidadania no Brasil, lembrando o ocorrido com centenas de brasileiros e brasileiras, particularmente com os 30 baianos que tombaram na luta contra a opressão e a violência. O conteúdo foi extraído do livro-relatório Direito à Memória e à Verdade – comissão especial sobre mortos e desaparecidos políticos, editado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, em 2007. O exemplar servirá de referência para o estudo da temática nas escolas.

O projeto, lançado em julho de 2013, vem apresentando aos estudantes da rede estadual um momento marcante da História do Brasil. A iniciativa levou ao espaço escolar a memória da resistência à ditadura militar, assegurando ao estudante do ensino médio o direito ao conhecimento deste período e a reflexão em sala de aula para que eles se tornem guardiães conscientes da democracia vivida hoje.