Secretaria da Educação do Estado lança material pedagógico para o projeto Gestar na Escola

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Inspirado no programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar), do Governo Federal, o programa estruturante Gestar na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, lança uma nova frente de atendimento à escola, em 2014. Trata-se do Caderno de Atividades Complementares, por meio do qual é disponibilizado material didático de Língua Portuguesa e de Matemática, produzido por professores da rede, por especialistas do projeto e por uma equipe especializada do Instituto Anísio Teixeira (IAT). Os cadernos de apoio à aprendizagem irão atender, em 2014, a 221 mil estudantes.

O Caderno de Atividades Complementares é fruto da experiência com a formação continuada, que atende a 767 escolas parceiras, em 276 municípios, com 1.278 professores articuladores. Os docentes promovem as propostas pedagógicas com outros 4.663, sendo 2.623 de Língua Portuguesa e 2.040 de Matemática. “Este material didático é composto por exercícios de Língua Portuguesa e de Matemática (5ª a 8ª série ou ciclo correspondente, 6º ao 9º anos). Eles trazem conteúdos conceituais e transversais previstos nas diretrizes curriculares do ensino de língua portuguesa e matemática”, explica a coordenadora geral do Gestar, Daday Sales.

A diretora-geral do IAT, Irene Cazorla, enaltece que o Caderno de Atividades é uma iniciativa inovadora de apoio à aprendizagem dos estudantes, com uma produção que atende às atividades de reforço e de revisão dos conteúdos curriculares, subsidiando o trabalho docente e garantindo a melhoria do ensino e da aprendizagem. “Este kit didático é um dos pilares da implementação do projeto nas escolas parceiras da rede estadual de ensino. Esse material dinamiza o trabalho docente articulado por grupos constituídos de professores em serviço, assistidos por formadores do programa, numa dinâmica e linguagem voltadas para o atendimento ao estudante, que deve ser beneficiado com material de apoio à sua aprendizagem”, detalha.

Conteúdos – Os conteúdos do Caderno de Atividades Complementares investem no desenvolvimento de competências e habilidades, compreendendo o sujeito nas dimensões individual e social. “Utilizando-se desse material didático, os professores desenvolvem situações de aprendizagem em diálogo com as diretrizes curriculares para o ensino e a aprendizagem”, afirma a coordenadora Daday Sales. O trabalho docente, completa, conta diretamente com a disponibilidade desse material de apoio à aprendizagem dos estudantes, uma vez que a formação continuada realizada pelo programa preconiza que os professores desenvolvam as práticas efetivamente em sala de aula.

A formação continuada dos professores é desenvolvida por meio do estudo e da realização de práticas com planejamento de aulas em diálogo com os parâmetros curriculares nacionais das séries finais do ensino fundamental e construção de planos de ensino. “A formação privilegia o entendimento sobre as necessidades de aprendizagem dos estudantes valendo-se dos espaços de discussão com os professores para implementar a política de ensino e aprendizagem focada no desenvolvimento de habilidades e competências”, pontua a diretora do IAT.

Por meio da ação formativa, completa Daday Sales, os professores articuladores contribuem com a ampliação do acervo didático elaborando atividades e compartilhando as experiências de regente no espaço das práticas pedagógicas articuladas pelos grupos de professores, especialmente no ambiente de atividade complementar.

O Gestar na Escola, ressalta Irene Cazorla, continuará com a distribuição  do Caderno do Estudante, que representa o acervo didático integrante da formação promovida pelo Ministério da Educação e foi organizado, ineditamente, por série no Estado da Bahia. “Esse material, seriado pelos formadores do projeto, é disponibilizado para todos os alunos da rede educacional das séries finais do ensino fundamental. A metodologia que orienta seu uso pedagógico prevê acompanhamento e avaliação junto à instituição educacional por meio da articulação com seus professores”.

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