Secretaria da Educação do Estado lança Olimpíadas de Língua Portuguesa para reforçar ensino nas escolas públicas

Professores de língua portuguesa e literatura, diretores regionais de educação, gestores, coordenadores pedagógicos e secretários municipais de educação participaram, nesta sexta-feira (21/03), da abertura da 4ª edição das Olimpíadas de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, realizada no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A ação é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O evento foi transmitido para todas as telessalas das Diretorias Regionais de Educação (Direc) da rede estadual.

O regulamento, assim como a ficha de inscrição, está disponível no endereço www.escrevendoofuturo.org.br. Diferente de outros concursos, a iniciativa vai além da premiação dos melhores trabalhos. Busca desenvolver ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. “Não queremos identificar talentos, mas mobilizar os professores para experimentar uma metodologia de ensino que melhore o aprendizado de língua portuguesa”, observou a coordenadora das Olimpíadas no Cenpec, Sonia Madi.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Professora de língua portuguesa no Colégio Estadual 15 de Novembro, no bairro de São Cristovão, em Salvador, Rosângela Souza Cruz vai participar das Olimpíadas de Língua Portuguesa pela terceira vez. “A experiência enriquece a minha metodologia de trabalho, e o resultado é um incentivo para que o estudante leia mais e desperte o interesse pela literatura”, revelou a educadora, destacando a eficiência do material pedagógico fornecido pela coordenação das Olimpíadas.

Para a superintendente de Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Amélia Maraux, “a Olimpíada é um espaço importante de fortalecimento das aprendizagens no campo das linguagens, e está articulada a outros projetos desenvolvidos pela Secretaria, como o Gestar e o Tempos de Arte Literária, e aos processos de avaliação de aprendizagem. A nossa rede tem ampliado, consideravelmente, a participação dos estudantes e professores, e, este ano, a expectativa é conseguir a adesão de todos os municípios”, disse a superintendente.

As Olimpíadas – Com inscrições abertas até o dia 30 de abril, as olimpíadas são abertas para a participação de professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, nas categorias: Poema (5º e 6º anos - ensino fundamental), Memórias (7º e 8º anos - ensino fundamental), Crônica (9º ano - ensino fundamental e 1º ano - ensino médio) e Artigo de opinião (2º e 3º anos ensino médio).

A inscrição no site fica sob a responsabilidade do professor e o concurso acontece em cinco etapas. Na primeira etapa escolar, o professor recebe o material pedagógico, desenvolve as atividades com os estudantes e a escola seleciona os textos que a representará nas etapas seguintes. Posteriormente, acontecem as fases municipal, estadual, regional e nacional. Esta, prevista para dezembro de 2014.

Notícias Relacionadas