Secretaria da Educação do Estado leva EMITec para congresso internacional de Educação a Distância

O Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, vai ser um dos destaques do 19° Congresso Internacional de Educação a Distância (CIAED), evento que acontece entre segunda (9/9) e quarta-feira (12/9), no Centro de Convenções da Bahia. A iniciativa vai reunir profissionais de Educação a Distância das instituições públicas e privadas de ensino de todo o mundo, além de pesquisadores e dirigentes organizacionais, com o objetivo de promover a reflexão e a socialização de políticas e práticas inovadoras para a educação mediada por tecnologias.

O congresso vai estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação à distância, além da qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam esta modalidade de ensino. A proposta dos organizadores do evento também é que o espaço funcione para que pesquisadores, educadores e dirigentes organizacionais possam apresentar seus trabalhos científicos e seus relatos de experiências inovadoras.

 

Nas duas décadas em que o CIAED é realizado, esta é a segunda vez que a Bahia vai sediar o evento. Para o técnico de Educação a Distância e Tecnologia Educacional (Dired), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, José Rosa dos Santos Júnior, o momento é propício, já que a Educação a Distância, no Estado, vive uma fase de consolidação. “Em 2004, quando sediamos o congresso, não havia EAD pública na Bahia. Agora, vivemos a singularidade de uma realidade fértil no que concerne ao esforço do Estado na consolidação da EAD”, pontua.

Ele completa que a EAD tem se consolidado, na Bahia, por meio da qualificação dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de apoio presencial, da oferta de cursos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e das ações do Ensino Médio por Intermediação Tecnológica (EMITec). Nesse momento, informa José Rosa, 26 mil professores estão participando do curso de atualização em práticas pedagógicas, ministrado a distância, pela Universidade de Brasília (UNB). “Todos os nossos projetos estruturantes trabalham através da mediação e construção dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)”, afirma.

Destaque – Dentro da política educacional de levar a educação a localidades mais remotas, por meio da tecnologia, o Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec) é uma das mais exitosas experiências no Estado, tornando-se uma referência nacional, com prêmios relevantes no currículo, como o recebido, em 2012, no Congresso Internacional de Educação a Distância, na categoria inovação na educação.

Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, o EMITec acaba de ser selecionado como um dos finalistas do 7º Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Nesse evento, cuja cerimônia de premiação será em novembro, em São Paulo, o programa receberá a certificação de tecnologia social, passando a ser referência de educação a distância, também, para outros países.

"Somos, hoje, reconhecidos nacional e internacionalmente como um dos projetos que deram certo na área de responsabilidade social, na categoria educacional", ressalta a coordenadora executiva do EMITec, Letícia Machado.  Alternativa pedagógica de inclusão educacional, o EMITec atende, atualmente, a 15.838 estudantes, com 660 telessalas, em 140 municípios, com as aulas transmitidas via satélite, em tempo real, em sala-estúdio implantada no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, e com mediadores em cada sala das escolas.

Notícias Relacionadas