Secretaria da Educação do Estado planeja participação das escolas nos sistemas de avaliação

Palavras-chave:
Foto: Suâmi Dias Ascom/Educação
Com um planejamento estratégico que visa criar um processo de avaliação e monitoração do aprendizado dos estudantes na rede estadual, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu um debate, nesta segunda-feira (13), sobre a mobilização das escolas para a participação na avaliação nacional do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que será realizada no segundo semestre. O objetivo é promover uma série de avaliações diagnósticas antecipadamente na rede estadual, para possibilitar aos professores observar e analisar o conhecimento, as competências e habilidades dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, disciplinas utilizadas na SAEB.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressaltou a importância do suporte da SEC para as escolas. “Precisamos mobilizar as escolas para que tenham condição de realizar as avaliações e monitoramento no aprendizado. Queremos que o dirigente aponte as dificuldades para realizar as provas, para que possamos solucionar esses problemas. É fundamental que os estudantes participem destas avaliações, para que consigamos entender como está o ensino nas escolas e possamos direcionar as melhorias pedagógicas na rede”, contou.
 
O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, explicou como o processo de avaliação e monitoramento da Bahia vai ajudar na melhoria do ensino a da aprendizagem. “A ideia é que se construa um sistema sólido de avaliação da aprendizagem dos estudantes da Bahia, para que durante todo ano e não apenas em avaliações nacionais, possamos identificar de maneira estruturada como estão aprendendo e quais as dificuldades. Isto é necessário para que tenhamos um monitoramento mais focado, apoiando o professor e a comunidade escolar, para que façamos um processo continuado de formação, monitoramento e recuperação daquilo que os alunos não conseguiram atingir até um determinado momento, para superarmos os problemas de aprendizado”.
 
Como parte do processo, a SEC disponibilizou a plataforma do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE), para subsidiar os educadores. Após as avaliações, os professores inserirem as respostas dos estudantes no sistema, que vão gerar relatório, em tempo real, apontando informações importantes sobre a participação dos estudantes, as habilidades avaliadas, os percentuais de acertos e erros por escola, por turma e por estudante. Estes relatórios poderão potencializar o processo avaliativo e fortalecer o ensino e a aprendizagem.

Notícias Relacionadas