Secretaria da Educação do Estado potencializa ações do Programa Educar para Transformar

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou, nesta segunda-feira (6/7), o primeiro de uma série de encontros com gestores e servidores com o intuito de potencializar as ações e resultados do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. O evento aconteceu no auditório da Secretaria, no Centro Administrativo (CAB). O Programa foi lançado pelo governador Rui Costa, em março, para unir esforços em prol de uma educação pública de qualidade.

"A participação de todos os nossos servidores é fundamental para que o programa se desenvolva da melhor forma”, subsecretário Aderbal de Castro

“Um dos nossos principais objetivos é melhorar os indicadores educacionais da Bahia, especialmente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Para alcançarmos o nosso propósito, estamos trabalhando com prefeituras, empresas, organizações sociais, além dos docentes, estudantes e familiares. E a participação de todos os nossos servidores é fundamental para que o programa se desenvolva da melhor forma”, disse Aderbal de Castro, subsecretário da Educação do Estado.

O programa é dividido em cinco eixos básicos: Colaboração entre Estado e Municípios, Fortalecimento da Educação Básica, Educação Profissional, Parcerias com as Escolas e Integração entre as Famílias e as escolas. Desde que foi criada, a iniciativa já conta com adesão de mais de 300 prefeitos, que assinaram termo de cooperação mútua até 2018. Membros da sociedade civil, empresários, organizações não-governamentais e outras instâncias que queiram aderir ao Pacto devem procurar a Secretaria da Educação do Estado.

A servidora Joana Oliveira, da coordenação de suprimentos, esteve na reunião e acredita que o programa trará melhorias para a educação pública. “Acredito que o apoio de vários setores vai ser muito importante para todos. É uma iniciativa valiosa”, disse.

O Educar para Transformar dialoga com projetos estruturantes que já eram desenvolvidos nas escolas da rede estadual. É o caso do Ciência na Escola, Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITec), Festival Anual da Canção Estudantil (Face), entre outros.