Secretaria da Educação do Estado promove ações voltadas para o Dia Internacional da Mulher

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguindo a agenda internacional “Março Mulher’, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado anualmente em 8 de março, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia preparou uma programação para as mulheres e , em especial, as que atuam no compromisso diário por uma educação de qualidade no Estado. A iniciativa, que inclui ‘Roda de Prosa’ e apresentações de música e dança, acontece nos dias 7 e 8 de março, às 12h30, no auditório da Secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O objetivo é sensibilizar e mobilizar a comunidade escolar sobre questões como saúde, qualidade de vida e bem estar das professoras e gestoras que compõem o quadro de funcionários da Secretaria. 
 
Programação - Na próxima segunda-feira (7), às 12h30, será realizada a exibição do filme ‘A Fonte das Mulheres’, seguida de apresentação de dança e de uma ‘Roda de Prosa’ com o tema ‘Saúde das Professoras/Gestoras: Saberes, Fazeres e Prazeres – A Pedagogia do Bem Viver!’, com a participação de professoras e gestoras. A ação é uma articulação da Coordenação de Educação Ambiental e Saúde com a Coordenação de Educação para a Diversidade, da Secretaria da Educação do Estado.
 
“Na Roda de Prosa vamos tratar da saúde das professoras e gestoras e de como a qualidade de vida e essa pedagogia do bem viver reflete no processo de ensino e de aprendizagem. Vamos trazer também as questões de gênero, do empoderamento da mulher, do currículo e da educação para as relações de gênero votadas para o bem estar e para a autonomia dessas mulheres”, explica a coordenadora de Educação para a Diversidade, da Secretaria da Educação do Estado, Érica Capinan.
 
Já na terça-feira (8), às 12h30, a programação será voltada para a música com uma apresentação da Banda JP (Juventude Parqueana), da Escola Parque. Outra convidada é a semifinalista do programa The Voice Kids, Julie de Assis.
 
Março Lésbica – Entre os dias 13 e 31 de março, acontece em sete municípios do Estado, o IV Março Lésbica, lançado há quatro anos para tratar de questões como saúde, qualidade de vida, ancestralidade e resistência feminista. A iniciativa é uma demanda dos movimentos sociais em parceria com o Estado e as universidades. Trata-se de uma agenda à parte do Março Mulher com o movimento de lésbicas e mulheres bissexuais do Estado da Bahia.
 
A Secretaria da Educação do Estado participará de rodas de conversas que serão realizadas nos municípios de Santo Amaro, Cachoeira, Conceição do Coité, Salvador, Lauro de Freitas, Coração de Maria e São Francisco do Conde, em locais a definir. “A Coordenação de Educação para a Diversidade soma-se a uma agenda que é do movimento social em parceria com a Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) e o Grupo Amuleto. Esta é uma demanda do movimento social que a gente apóia e acolhe, porque a acreditamos ser significativo trabalhar as identidades dessas meninas lésbicas e bissexuais, pois, isso também impacta no processo de aprendizagem e autoestima”, destaca Érica Capinan.

Notícias Relacionadas