Secretaria da Educação do Estado promove curso de formação continuada em educação integral

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia iniciou, nesta terça-feira (27/5), o curso de formação continuada em educação integral voltado para professores-articuladores, gestores e coordenadores pedagógicos que atuam nas 59 escolas integrantes do Programa de Educação Integral (ProEI) na capital (28) e no interior (31). Realizado como extensão, com duração de 200 horas, o curso, que acontece no Hotel Vilamar, em Salvador, até quarta-feira (28/5), se desdobra em encontros gerais, em Salvador, encontros territoriais e encontros escolares.

De acordo com o coordenador de Educação Integral da Secretaria da Educação, Analdino Filho, a atividade acontece no intuito de qualificar as escolas participantes do ProEI, para que sempre estimulem a prática pedagógica que considere cada estudante em todas as suas dimensões. “Estamos construindo uma rede de informação, e, nesse diálogo, buscamos, além da formação, subsidiar as escolas para solucionar as questões que perpassam a implantação do Programa. O retorno está sendo muito positivo, e essa participação dos professores articuladores, gestores e coordenadores é fundamental”, revelou.

A professora-articuladora da Escola Estadual Frei José da Encarnação, em Jacobina, Celidalva Olímpio de Oliveira, fala sobre a importância desse momento de formação. “Nós, como educadores, precisamos estar sempre antenados para essa formação. Precisamos ampliar o nosso conhecimento para que os nossos alunos, que dependem de nós, como formadores, tenham uma educação de qualidade”, declarou a professora.

Educação Integral – O ProEI é uma das estratégias da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, no âmbito dos 10 Compromissos para fortalecer a escola pública, do Programa Todos pela Escola, visando consolidar a política da Educação Integral para o ensino fundamental II e para o ensino médio da rede estadual, a partir da ampliação dos espaços e tempos de formação dos estudantes na escola.

A proposta busca efetivar a integralização dos diversos programas indutores da Educação Integral no intuito de promover a melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede estadual.

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