Secretaria da Educação do Estado promove formação para merendeiras em Feira de Santana

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, neste sábado (23), o curso de aperfeiçoamento para manipuladores de alimentos, no Colégio Modelo de Feira de Santana. A atividade, que contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, faz parte de uma série de ações que vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria para garantir uma alimentação cada vez mais nutritiva e saudável para os estudantes.

A iniciativa, coordenada pela nutricionista Júlia Uzeda, reuniu 50 merendeiras de 20 unidades escolares de Feira de Santana e abordou questões desde a manipulação até o armazenamento corretos dos alimentos. O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a importância deste processo de formação. “Uma prova da preocupação do Governo da Bahia com a Educação, em especial com a alimentação, é a contratação de 36 nutricionistas, que estão em cada núcleo, acompanhando as escolas dos territórios para poder planejar, orientar e discutir o cardápio. Esta ação em Feira de Santana já é uma consequência disso. Temos a preocupação com a qualidade da matéria-prima que está sendo comprada, mas também com a formação das nossas merendeiras, que exercem um papel importantíssimo nas escolas”, afirmou.

A merendeira Claudiana de Jesus, do Colégio Estadual Coriolano de Carvalho, ficou entusiasmada com os novos aprendizados. “Quero agradecer por este encontro. Foi tudo ótimo e nos instruiu como fazer de forma correta a merenda dos meninos. Só tenho a agradecer a todos que estiveram aqui, ao nosso secretário Jerônimo, ao professor Ivamberg e à nutricionista Júlia por tirar nossas dúvidas. E agradecer, também, a direção da escola por nos motivar a ter participado deste encontro”, afirmou.

O diretor do Núcleo Territorial de Educação de Feira de Santana (NTE 19), Ivamberg Lima, falou que a formação terá continuidade ainda neste mês. ”Esta foi a primeira formação para as nossas cozinheiras e merendeiras, por meio da qual elas aprenderam novos conceitos científicos sobre o trabalho tão valoroso que desenvolvem no dia a dia das escolas. Percebemos que todas saíram muito satisfeitas e teremos outra turma no próximo dia 30”, afirmou.