Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Secretaria da Educação do Estado promove o lançamento estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020
Secretaria da Educação do Estado promove o lançamento estadual do Prêmio Gestão Escolar 2020
Publicado em sex, 26/06/2020 - 17:46 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Poderão se inscrever para o Prêmio Gestão Escolar 2020 gestores e professores de escolas regulares da Educação Básica pública de qualquer etapa: Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Para participar, a equipe escolar - composta por um gestor, um coordenador e quatro professores (de preferência, um por área, quando for o caso) - deve preencher o cadastro da escola no site: (www.premiogestaoescolar.com.br).
O secretário Jerônimo Rodrigues, destacou a importância do prêmio. "Este prêmio vem estimular, valorizar e divulgar as boas práticas que existem em cada canto da Bahia, seja na área urbana ou nas escolas do campo. Nós queremos estimular a cultura de boas práticas na gestão de nossas escolas. Tanto faz que elas partam da iniciativa de um gestor ou professor. Mas, o importante é que a escola absorva, administre e relate esta experiência para que a Bahia, o Brasil e o mundo conheçam".
Segundo o presidente da UNDIME/Bahia, Raimundo Pereira, este ano, o prêmio será diferenciado devido ao contexto relacionado ao isolamento social. "Tenho a convicção de que ganhará o prêmio a boa prática que melhor representar o sentido de pertencimento, a solidariedade e o resultado em uma qualidade de educação que a gente tanto almeja e que, infelizmente, estamos afastados fisicamente e muito mais unidos espiritualmente", afirmou.
Durante o evento, foram apresentadas as orientações para a participação das escolas na seleção para o referido prêmio. Além disso, os gestores Francisco Cruz do Nascimento, do Colégio Estadual Casa Jovem II, do município de Igrapiúna, ganhador do prêmio, em 2010, e Everaldo Alves Queiroz, da Escola Municipal Professora Darcy Pina Dantas, do município Andaraí, que recebeu o prêmio, em 2015, fizeram o relato de suas experiências na Educação para a conquista do prêmio.
"O prêmio mudou a vida da nossa comunidade através de um trabalho coletivo. Participar e conquistar o prêmio nacional é resultado daquilo que a gente considera como uma grande responsabilidade da escola pública, que é fazer a diferença para as nossas comunidades e os nosso estudantes. Conseguimos fazer essa diferença em uma comunidade do campo, onde as pessoas participaram ativamente da vida escolar e os professores se dedicaram de forma integral ao trabalho pedagógico realizado na escola", revelou o gestor escolar premiado, Francisco do Nascimento.
Na cerimônia, o presidente do Conselho Estadual de Educação, Paulo Gabriel Nacif, fez uma palestra sobre "Gestão em Educação". "Nós, gestores, temos que aprender desde sempre que nós sabemos onde queremos ir. A escola tem um foco muito bem determinado e que só existe como um projeto de sociedade para formar seres humanos que transmite a experiência cultural de gerações para outras gerações, para que a sociedade continue se desenvolvendo", destacou.
Sobre o prêmio - O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e entidades do terceiro setor. Diante da pandemia do Coronavírus, o PGE propõe uma edição especial, que tem a missão de reconhecer práticas exitosas das escolas que, no momento de afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia, mantendo o vínculo com os estudantes e a motivação para a realização do trabalho dos professores.
Também participaram do evento o subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza; a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito; e a coordenadora estadual do Prêmio Gestão Escolar, Shirley Costa, que atuou como mediadora da cerimônia.
Notícias Relacionadas
-
Segunda turma da formação sobre altas habilidades tem vagas para educadores do estado e municípios
-
Secretaria da Educação e Fundação Telefônica Vivo abrem 1050 vagas para duas novas formações
-
Renovação de matrícula da rede estadual para 2025 será realizada em novembro
-
Alagoinhas recebe encontro formativo Assédio Zero
-
Estudantes de Ilhéus desenvolvem repelente natural de baixo custo para combater mosquitos
-
Em ação da SEC, professores vão assistir ao musical "Torto Arado"
-
Auxílio Mais Futuro já está disponível para estudantes universitários