Secretaria da Educação do Estado realiza encontro de formação em Ouvidoria

Foto: Roberta Rodrigues - Ascom/IAT

Gestores e técnicos dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) participam, até sexta-feira (24/04), de um encontro de formação em Ouvidoria, que tem como objetivo alinhar as ações regionais, bem como avaliar as visitas do projeto Ouvidoria vai à Escola. Realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, em Salvador, a formação é uma realização conjunta das Ouvidorias da Educação e Geral do Estado da Bahia.

O encontro traz dois eixos de discussão: “A Ouvidoria pública como instrumento de participação social” e “As atividades da Ouvidoria da Educação”. Para Francisco Neto, Ouvidor da Secretaria da Educação do Estado, o foco do encontro é proporcionar um debate em torno da ouvidoria publica enquanto instrumento de participação, controle social e ferramenta de gestão. “A ouvidoria, ao mesmo tempo em que incentiva a participação do cidadão na gestão, traz, também, informações para que os gestores possam melhorar a execução do serviço nas escolas”, disse.

OUVIDORIA VAI À ESCOLA
Iniciativa desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o projeto Ouvidoria vai à Escola atendeu, em 2014, 344 unidades escolares, se tornando um canal de comunicação com a comunidade escolar. “Atuamos junto à comunidade escolar, ouvindo as demandas, recebendo sugestões e buscando a resolução com os setores responsáveis. A satisfação da comunidade é visível”, explicou Francineide Barreto, técnica da Ouvidoria da Educação.

FALE COM A OUVIDORIA
Para enviar sugestões, reclamações, denúncias, pedidos de informações ou elogios, o cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria por meio do telefone 0800 284 0011. Pode, ainda, acessar a página da Ouvidoria no Portal da Educação, ou na página www.ouvidoriageral.ba.gov.br, telefonar para 162, encaminhar e-mail para ouvidoria@educacao.ba.gov.br ou seguir o Twitter @ouvidoriaeducacao. Os interessados podem, também, buscar o SAC Móvel ou comparecer à sede da Ouvidoria da Educação no SAC Educação, no Instituto de Cacau, no Comércio, para ser atendido pessoalmente.