Secretaria da Educação do Estado realiza quarta edição do Seminário Interterritorial da Educação Profissional

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nesta sexta-feira (25/10), no Espaço Arena Bella, no município de Ribeira do Pombal, a quarta das nove edições do Seminário Interterritorial da Educação Profissional, evento que será realizado até 2014. A iniciativa, desta vez, contará com a presença do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

O objetivo do Seminário é apresentar os avanços quantitativos e qualitativos alcançados após cinco anos da implantação da Educação Profissional na Bahia como política pública prioritária de Estado. Esta quarta edição abrangerá os Territórios de Identidade de Itaparica, SemiÁrido Nordeste II e Litoral Norte e Agreste Baiano, que, entre 2007 e 2013, teve um crescimento de 704% no número de matrículas, o equivalente a 907 matriculados em 2007 e, atualmente, 7.293 matriculados em 4 cursos de qualificação profissional, 29 cursos técnicos de nível médio, em 13 municípios.

Seminário realizado em Irecê

Na oportunidade, também serão apontados os caminhos para a ampliação da Educação Profissional na Rede Estadual, cuja oferta já contempla mais de 64 mil estudantes, em 123 municípios de todos os 27 Territórios de Identidade.

Assim como nas três primeiras edições, realizadas nos municípios de Itapetinga, Ibotirama e Irecê, são convidados representantes da sociedade civil, coordenação dos Territórios de Identidade, associações, cooperativas, sindicatos de trabalhadores e patronais, movimentos sociais e povos de comunidades tradicionais, representantes dos poderes públicos (governos federal, estadual e municipal, legislativo e judiciário), além de representantes da área educacional que atuam na educação profissional. Os participantes vão discutir e apresentar proposições a partir de grupos de trabalho.

Também será uma oportunidade para os diferentes atores sociais discutirem as demandas futuras de cursos e, ainda, como os agentes sociais podem contribuir para o acesso, permanência e conclusão dos estudantes adolescentes, jovens e adultos, para que estes tenham maiores oportunidades de emprego, trabalho e renda, permanecendo em seus locais de origem. Além disso, o evento é oportuno para apresentar informações e indicadores vinculados à efetividade social, qualidade pedagógica e ao atendimento às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos Territórios de Identidade.

Notícias Relacionadas