Secretaria da Educação do Estado realiza segunda etapa da formação do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Promover a valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no Ensino Médio público é o objetivo central do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Com este propósito, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, até esta quinta-feira (22/5), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, a segunda etapa da Formação Regional do Pacto. O curso compreende 32 horas de atividades e conta com a coordenação da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Realizado em parceria com o Ministério da Educação, no Estado, o Pacto reconhece a unidade escolar como local de formação. Além disso, a ideia é promover a valorização e ressignificação do projeto político-pedagógico da escola e o espaço da Atividade Complementar (AC) como instrumentos do planejamento, execução e aprimoramento da prática docente.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Os formadores regionais estão trabalhando temas como A relação dos saberes, Contemporaneidade, História da educação, Gestão democrática, Currículo e Identidade juvenil. “Depois dessa formação, eles irão para as suas Diretorias Regionais de Educação (Direc) a fim de realizarem a formação dos orientadores de estudos. Estes, por sua vez, formarão os professores e coordenadores pedagógicos, em suas respectivas unidades, a partir do material pedagógico digital disponível”, explicou a coordenadora do Pacto Ensino Médio – Bahia, Valuza Saraiva.

Currículo – Para o professor de Educação Física da Ufba, com doutorado e pós-doutorado em Currículo, Fernando Reis,  a importância da formação está ligada à possibilidade do diálogo sobre o significado do currículo. “Falo do currículo como um artefato importante para diminuir a distância entre a teoria e a prática, dentro de uma concepção de contextualizar os conteúdos com a vida cotidiana dessas pessoas que vão entrar para o mundo do trabalho, visando superar as dificuldades que poderão encontrar. O importante é que essa proposta envolva toda a escola: alunos, professores, diretores e funcionários, compreendendo que o projeto político-pedagógico pertence a todos”.

O formador regional Adilson Batista, das diretorias regionais de Itapetinga (Direc 14) e Brumado (Direc 19), considera que a atividade é uma forma de os professores aprenderem a maneira atual de absorver novos conhecimentos. “Vivemos, hoje, em um mundo globalizado, e a educação tem que estar atrelada a esse momento contemporâneo. Temos que atuar dentro de uma formação integral, visando às ciências, a tecnologia e a cultura, que são os pilares da proposta do Pacto Ensino Médio”, pontuou.

A formadora regional Luciana de Bulhões, ligada à Direc de Amargosa (29), também acredita que o curso é uma oportunidade do professor atualizar seus conhecimentos. “Esse docente estará absorvendo o novo, possibilitando uma melhor leitura sobre a sua realidade”, disse.

No total, 1.048 unidades escolares da rede, envolvendo 20 mil inscritos (entre cursistas e orientadores), em todo o Estado, participarão das formações, nas áreas rurais e urbanas.

Pelo fortalecimento – O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio oferta para os professores e coordenadores pedagógicos uma formação continuada por meio de um curso de 200 horas, acompanhando o calendário de Atividade Complementar (AC), por área do conhecimento: Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Educação e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.