Secretaria da Educação do Estado realiza seminário com resultados do Pacto com Municípios pela Alfabetização e do Proam

O Programa de Apoio à Educação Municipal (Proam) e o Pacto com Municípios pela Alfabetização, projetos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, são temas do Seminário de Avaliação dos Resultados de 2014, que acontece nesta quinta-feira (11/12) e sexta-feira (12/12), das 8h às 18h, no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara. O evento tem como objetivo divulgar as realizações e conquistas dos projetos. O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, participa da abertura do encontro, que terá mesas de debates e grupos de discussão.

O evento contará com a presença de técnicos e colaboradores dos programas, representantes da Secretaria da Educação do Estado, formadores do Pacto e do Proam. “Nosso objetivo também é o de ampliar o conhecimento dos técnicos e colaboradores sobre todas as ações dos projetos, estimulando a atuação colaborativa entre eles e a atuação integrada dos programas”, disse Nadja Amado, coordenadora geral das iniciativas.

Projetos – O Pacto com Municípios pela Alfabetização trabalhou na formação de 8,6 mil professores alfabetizadores e profissionais da educação, distribuindo 16,7 mil kits de material didático aos docentes alfabetizadores e mais de 240 mil aos estudantes de todos os 403 municípios participantes do projeto. Além disso, premiou 16 autores de 19 obras literárias infantis, por meio de edital para aquisição de obras de literatura de autores baianos com temáticas regionais.

Já o Proam, executou atividades dos seus cinco projetos para o auxílio a 409 municípios baianos e realizou assessoramento técnico-pedagógico a 222 municípios para a sua elaboração e a outros 100 municípios para a avaliação ou adequação dos Planos Municipais de Educação (PME). O projeto realizou, ainda, o assessoramento presencial a 26 municípios e a 409 municípios a distância, com o intuito de orientá-los no processo de elaboração ou atualização do Plano de Ações Articuladas (PAR) 2011/2014.

Outro destaque, ressalta Nadja Amado, foi a implementação do Programa Formação pela Escola, que consiste no fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 260 municípios.

“Também, tivemos o fortalecimento dos Conselhos Municipais de Educação (CME) de 29 municípios e a formação e acompanhamento de 4,4 mil gestores escolares e 111 tutores municipais, por meio do Programa de Capacitação de Gestores Escolares – Progestão, com atendimento a 1,1 mil escolas e mais de 300 mil estudantes de 96 municípios que aderiram ao Pacto com Municípios pela Alfabetização”, detalha a coordenadora.