Secretaria da Educação do Estado realiza seminário para debater conhecimentos dos estudantes do Topa

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com o Instituto Paulo Freire, realiza, nesta sexta-feira (5/9), o II Seminário de Apresentação dos Resultados da Aplicação dos Testes Cognitivos de Entrada da 7ª Etapa do Programa Todos Pela Alfabetização (Topa). O evento, que acontece a partir das 8h, no auditório da Secretaria da Educação (Centro Administrativo da Bahia), tem como objetivo central socializar os resultados dos testes realizados com os alfabetizandos do Programa para conhecer mais de perto as proficiências da língua portuguesa e da matemática. Ao final da etapa, um diagnóstico de saída é realizado com estes alfabetizandos.

O evento vai contar com a presença do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e do coordenador geral do Programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação, Antônio Pídio. No total, foram 27 mil testes cognitivos, abrangendo 4.943 turmas, em 26 Diretorias Regionais de Educação (Direc).

“O seminário socializa uma ação diagnóstica do Topa. Vamos fazer uma reflexão crítica e propositiva em torno dos dados apresentados, bem como vamos identificar os desafios e as estratégias para a aplicação dos testes cognitivos de saída, que vão ser realizados em outubro e novembro de 2014”, afirma a coordenadora geral do Topa, Elenir Alves, que, entre os dias 17 e 20 de setembro, participará de mesa de debate do IX Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, em Turim, na Itália.

O educador Moacir Gadotti é um dos convidados da atividade. Durante o evento, ele vai abordar o tema Reflexões em Torno da Concepção de Avaliação à Luz dos Princípios Filosófico Político-pedagógicos do Programa Topa. Vai falar, também, sobre a concepção e as práticas de avaliação na perspectiva do educador Paulo Freire.

Topa em números – O Programa Todos pela Alfabetização já alfabetizou, em todo o Estado, 1,3 milhão de pessoas. Em 2014, 366 municípios estão sendo atendidos, com a participação de 579 entidades dos movimentos sociais e sindical. Na 7ª etapa, temos 160 mil alfabetizados em salas de alfabetização.