Secretaria da Educação do Estado seleciona projetos estruturantes de arte e cultura para etapa final

Profissionais ligados à música, cinema, literatura e dança estão reunidos, nesta terça (7/10) e quarta-feira (8/10), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, em Salvador, para a pré-seleção estadual das obras do VII Festival Anual da Canção Estudantil (Face), VI Tempos de Arte Literária (TAL) e II Produções de Vídeos Estudantis (Prove), além da I Mostra de Dança Estudantil – alguns dos projetos estruturantes de arte e cultura desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Os jurados estão analisando os trabalhos que irão participar da final estadual, nos dias 28 a 30 de outubro, na Itaipava Arena Fonte Nova, na capital baiana, durante o 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola: arte, ciência, esporte e cultura.

Os projetos são provenientes de diversas regiões do Estado. Para o Face, vão ser selecionados 15 entre 33 canções da autoria de estudantes. Pioneiro na implementação de políticas públicas culturais com a juventude estudantil no campo da música, o Face é realizado, desde 2008, em três fases: criação musical e realização de minifestivais escolares; realização de 33 festivais regionais nas Diretorias Regionais de Educação (Direc), além do festival estadual, com a participação de mais de cinco mil estudantes.

Fotos: Roberta Rodrigues/ Comunicação IAT

Já os jurados do Tempos de Arte Literária (TAL), escolhem 33 das 99 (três de cada Direc) que chegaram a esta etapa, enquanto que o Prove seleciona 15 vídeos dos 33 finalistas (um de cada Direc). O Prove tem contribuído para desenvolver o potencial educativo e artístico por meio da experiência fílmica, a criação de roteiros e de vídeos para a produção, diversificação e socialização de saberes.

Novidade – Para ampliar o leque das expressões artísticas, a Secretaria da Educação do Estado avançou em prol do fortalecimento do ensino das artes, agregando, este ano, atividades de dança nos encontros estudantis produzidos pelas escolas. A 1ª Mostra de Dança Estudantil tem como principal objetivo a valorização da dança nas escolas estaduais. O júri analisa 11 trabalhos.

“Acho muito importante estes projetos de cultura e arte realizados pela Secretaria da Educação para os estudantes. É uma oportunidade para que eles possam mostrar a criatividade. Esse envolvimento com as artes é saudável para, inclusive, a evolução como ser humano”, disse o cantor e compositor Jota Veloso, um dos jurados do Face.

O maestro Fred Dantas, outro jurado do Face, também elogia a iniciativa.  “Os projetos têm revelado muitos talentos, e o Face, em especial, tem incentivado a criatividade musical traduzida em letras contundentes, com conteúdos educativos. Já tive a oportunidade de constatar nas edições anteriores que o nível das composições é muito bom”, afirmou.