Secretaria da Educação do Estado visita serviço de gestão documental das escolas realizado pela EGBA

Palavras-chave:

A Empresa Gráfica da Bahia (EGBA) já começou o processo de modernização do acervo documental das escolas estaduais, fruto de parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC). A ação visa coletar, catalogar e digitalizar os documentos a serem disponibilizados para consulta, permitindo o fornecimento ágil de informações da vida escolar do estudante e dos profissionais da Educação. Para conhecer as etapas do processo, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues visitou, nesta quinta-feira (4), à empresa, acompanhado de dirigentes e gestores responsáveis pelo projeto.

Na EGBA, o secretário foi recebido pelo diretor-geral em exercício da empresa, Marcos Emílio Barbosa, que o levou para conhecer o galpão onde é realizado o trabalho de gestão documental. O secretário Jerônimo Rodrigues teve a oportunidade de acompanhar o que já está sendo executado com os protocolos de estudantes entregues nesta semana, como a preparação do material para digitalização e a própria digitalização. "Este trabalho é uma herança para a educação baiana e que marca um processo de modernização da rede estadual", afirmou o secretário.  

O secretário percorreu os andares e corredores das estantes da guarda de documentos e, no auditório da EGBA, conheceu o sistema informatizado que trata, armazena e prepara o banco de dados com os arquivos, após a fase de digitalização, para ser entregue ao cliente.  Também foram apresentadas imagens das áreas de galpão da EGBA destinadas ao serviço de Gestão Documental.

Até o momento, já foram entregues à EGBA, pela Secretaria da Educação, 210 caixas com protocolos de estudantes do Colégio Estadual Presidente Getúlio Vargas, onde o grupo esteve no início da semana celebrando o início do contrato. Esses arquivos que estão em tratamento incluem material do extinto Colégio Estadual Carneiro Ribeiro.  

A guarda adequada dos documentos originais e a conversão destes em arquivos digitais vão facilitar em grande escala as consultas aos históricos escolares de alunos e ex-alunos, e têm grande importância para a preservação da memória escolar.

 
Fonte: Com informações da ASCOM EGBA

Notícias Relacionadas