Secretaria da Educação e FGV alinham parceria para uso de recursos digitais de aprendizagem

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio de webconferência, realizou, nesta quarta-feira (22/04), uma reunião com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para que novos recursos digitais de aprendizagem possam ser disponibilizados aos estudantes e professores da rede estadual de ensino, neste período de isolamento social provocado pela pandemia do novo Coronavírus. Através da plataforma FGV Ensino Médio, a instituição de educação oferece mais de 11 mil conteúdos da Educação Básica, além de 60 cursos de formação na área de Gestão Educacional.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a busca por alternativas na aprendizagem dos estudantes e formação de professores, durante a suspensão das aulas. "A proposta é trabalharmos de forma conjunta com os diversos segmentos da educação, desde o anúncio do decreto das suspensão das aulas. Por isso, estamos dialogando com a FGV para saber o que podemos fazer de forma emergencial e apresentar aos estudantes e professores. Já temos uma série de conteúdos e plataformas disponíveis, mas sabemos que mais parcerias qualificam ainda mais a nossa pedagogia", afirmou.
 
O diretor da FGV, José Henrique Paim, falou como a parceria pode ajudar os estudantes. "Estamos oferecendo um conjunto de alternativas durante este período de combate ao Coronavírus. Entre elas, a plataforma FGV Ensino Médio, pela qual os estudantes vão ter acesso a conteúdos digitais, além de simulados e provas para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O sistema permite, ainda, que a escola e a SEC façam um diagnóstico de como está o aprendizado e a proeficiência do estudante após a suspensão das aulas. E, por outro lado, organizar um conjunto de curso gratuitos voltados para a formação de gestores educacionais", disse.
 
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, falou da importância do acompanhamento do estudante durante este momento de isolamento social. "A nossa procura por diversas propostas de atividades para os estudantes é fundamental na continuidade do aprendizado escolar. E poder alinhar com a plataforma FGV Ensino Médio informações para que saibamos quem é o jovem que está acessando os conteúdos, ajuda a identificarmos de fato o desempenho deles. A ideia é que possamos fazer uma live, junto à FGV, para incentivar e esclarecer a utilização da ferramenta", explicou.
 
A diretora executiva da FGV Ensino Médio e da Editora FGV, Marieta Ferreira, falou sobre a plataforma. "Essa ferramenta de aprendizado digital pode ser utilizado pelos professores como um complemento de suas atividades on-line, neste momento. Podem montar planos de estudo, criando e corrigindo avaliações, para acompanhar como os estudantes estão se saindo. O sistema é responsivo e pode ser acessado por meio do smartphone", ressaltou.
 

Notícias Relacionadas