Secretaria da Educação e Fiocruz reafirmam parceria para a formação de professores da rede

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), reafirma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a formação continuada de professores do Ensino Médio da rede pública estadual. Considerada a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina, vinculada ao Ministério da Saúde, a Fiocruz convidou o secretário Osvaldo Barreto para fortalecer e consolidar a parceria, que rendeu, este ano, o curso de especialização em ensino de Biociências, com turma formada por 20 professores da rede estadual. Uma nova turma já está sendo articulada para 2016.

“A parceria da Fiocruz com a Secretaria da Educação tem sido importante para a valorização da formação continuada dos professores que atuam no Ensino Médio e vem reforçar o Ciência na Escola, uma ação estruturante do programa Educar para Transformar. O Ciência na Escola está presente, este ano, em 300 municípios baianos e 750 colégios estaduais, e visa inserir a iniciação e a experimentação científicas nas escolas da rede estadual”, declarou o secretário Osvaldo Barreto, que participou, nesta semana, do Seminário ‘CPqGM 2030: repensar o nosso papel na Educação’, promovido pelo Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (CPqGM), da Fiocruz.

O interessante desta parceria com a Fiocruz é o caráter prático do curso de especialização, conforme analisa o diretor geral do IAT, Nilson Pitombo. “O curso propõe uma intervenção didática em sala de aula, reconhecendo a escola como ambiente de formação e valorizando o Projeto Político-Pedagógico da escola”. A ampliação da Educação a Distância (EaD) no interior do Estado, através da parceria com a Fiocruz, também está em articulação, de acordo com o gestor do IAT. “A nossa parceria com a Fiocruz significa ampliar a qualidade da intervenção didática dos nossos professores no ensino das Biociências”, completou.

Seminário CPqGM 2030
O Seminário ‘CPqGM 2030: repensar o nosso papel na Educação’ tem como objetivo refletir sobre o papel da Bahia na formação de profissionais de diferentes áreas ligadas à saúde. No evento, foi reafirmada a parceria da instituição com a Secretaria da Educação do Estado e foi avaliado o processo de formação de profissionais como professores de Ensino Médio e superior, pesquisadores na área de saúde, técnicos, tecnólogos, graduados da área da saúde e pessoal da área de gestão.