Secretaria da Educação e Instituto Geográfico e Histórico da Bahia abordam parcerias

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) é mais uma instituição a manifestar apoio ao programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que estabelece uma rede de parcerias pela melhoria da educação pública na Bahia. Em encontro com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, na sede da Secretaria, o presidente IGHB, Morais de Castro, destacou a necessidade do envolvimento de todos nesse processo. Ele estava acompanhado por Edivaldo Boaventura, professor emérito da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e ex-secretário da Educação.

“A história da Bahia faz parte da fundação da história do Brasil e isso precisa ser reforçado no currículo das escolas”, Edivaldo Boaventura

Na oportunidade, foi discutida a importância do ensino de História da Bahia, nas matrizes curriculares do ensino fundamental e do ensino médio. Ele destacou que, por exemplo, fora da data do Dois de Julho, o fato histórico não é abordado de forma permanente. “Nós temos a obrigação de informar e instruir o povo baiano e brasileiro sobre a importância do Dois de Julho, que foi a consolidação da Independência do Brasil”, destacou.

Já Edivaldo Boaventura relembrou que a História da Bahia já fez parte do currículo do antigo curso normal. “A história da Bahia faz parte da fundação da história do Brasil e isso precisa ser reforçado no currículo das escolas”, afirmou.