Secretaria da Educação e MEC buscam ampliar ações pela alfabetização de crianças na idade certa

Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação

Propor uma diretriz integrada entre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e o Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que tem como uma das metas alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. Esse foi o objetivo do encontro entre Laura Rossi, diretora de Formulação de Conteúdos, do Ministério da Educação (MEC), com o Secretário da Educação, Osvaldo Barreto, nesta quinta-feira (13/08), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Na ocasião, foram apresentadas as ações que vem sendo desenvolvidas pelo Governo da Bahia em regime de colaboração com os municípios e que já beneficiam mais de 367 mil estudantes, em 403 municípios.

“Estou aqui para tentar desenhar o que o MEC está pensando em transformar o Pnaic a partir de 2016. Neste ano, estamos tentando realizar com a Bahia e o Ceará um piloto em uma tentativa de alinhamento entre os programas nacionais e estaduais. A ideia é dar um maior espaço de coordenação aos Estados para facilitar a execução de uma formação única e mais efetiva para os professores que atuarem no programa”, destaca Laura Rossi.

Fotos Suâmi Dias - Ascom/Educação

Ela ainda ressaltou a importância da colaboração entre o Estado e municípios. “É fundamental essa relação entre União, Estado e prefeituras. Até porque, com o Plano Nacional de Educação (PNE), que tem vigência de 2014 a 2024, um dos seus objetivos é instituir o Sistema Nacional de Educação, que visa alinhar as políticas das três esferas públicas para que elas andem na mesma direção e a gente consiga fazer com que a educação melhore em todo o país”.

O secretário Osvaldo Barreto enfatizou o interesse do Estado em contribuir com esse alinhamento. “Já fizemos uma leitura prévia sobre o trabalho realizado no Ceará e estamos analisando todas as possibilidades. Vamos passar todas as informações do programa realizado na Bahia ao MEC e, juntos, vamos realizar essa adaptação”.