Secretaria da Educação e Prefeitura de Lauro de Freitas deliberam sobre o regime de colaboração

O fortalecimento do regime de colaboração entre o Estado e os municípios para ações voltadas à melhoria das aprendizagens dos estudantes foi pauta de um encontro, nesta quarta-feira (15) entre o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, a prefeita Moema Gramacho e secretária municipal de Educação de Lauro de Freitas, Vânia Galvão. Durante o encontro, foram feitos encaminhamentos para a ampliação do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), unidade da rede estadual de ensino no município, e apresentado o projeto para a implantação de um Parque de Ciências e Virtuário (Planetário).

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância deste diálogo permanente com os gestores municipais e a união de forças para o avanço das políticas públicas educacionais no Estado. "O nosso foco é o fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e municípios em defesa da Educação pública e da qualidade da aprendizagem. O Estado não consegue fazer uma agenda de Educação se não tivermos a participação das prefeituras e secretarias municipais de Educação de forma conjunta. Este encontro reafirma o nosso objetivo de caminharmos juntos. Por isso, estamos dialogando com os prefeitos e os secretários e construindo agendas de aprendizagem. É importante que este diálogo inclua, também, outras instituições, como as universidades, e entidades, como a UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e a UPB (União dos Prefeitos da Bahia) ”.

Fotos: Claudionor Jr

A importância da parceria entre municípios e Estado também foi comentada pela prefeita Moema Gramacho. “Tratamos com o secretário Jerônimo ações que visam estreitar, cada vez mais, a nossa parceria. Então, foi uma reunião de desdobramento  do pleito que nos foi colocado pelo governador Rui Costa, a partir da sua visita recente ao nosso CEEPTIC, porque o desejo dele de ampliar, de fazer uma nova escola, bastante equipada de tecnologia. Rui ficou muito impressionado com a produção dos estudantes da unidade e nos pediu para providenciar uma área para ampliá-la. Hoje eu trouxe esse diagnóstico da área para análise da Secretaria da Educação, que fará uma visita técnica para avaliar e ver as formas legais de viabilização do terreno da prefeitura”. Além disso, Moema disponibilizou a piscina semiolímpica recém-inaugurada e a Praça da Inclusão, a ser inaugurada no próximo mês, para que as escolas da rede estadual possam utilizar os equipamentos, em parceria com a prefeitura municipal.

A reunião contou com a participação, também, do pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Penildon Silva Filho, que apresentou o projeto do Planetário em Lauro de Freitas. “A proposta do Planetário em Lauro de Freitas é multifacetada pois envolve Educação, Cultura, Turismo e Sustentabilidade. Em outras cidades que têm o equipamento este acaba sendo um espaço de Educação que acaba permitindo que as crianças e os jovens, no contraturno, possam ter contato com o universo científico de uma forma muito mais atrativa, lúdica e artística. As projeções são um tipo de cinema de 360 graus onde a pessoa entra e tem a sensação de estar participando de uma determinada cena. Daí é chamado de cinema imersivo e nele pode ter acesso aulas de diversas áreas do conhecimento. É mais um instrumento para a Educação e também é espaço de visitação pública, como em Feira de Santana”, detalhou.