Secretaria da Educação e União dos Municípios da Bahia realizam encontro para discutir o Plano de Ações Articuladas

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), realiza, nesta terça (20/08) e quarta-feira (21/08), o curso O Plano de Metas - Compromisso Todos pela Educação, a gestão da educação municipal e os indicadores educacionais, no auditório da UPB, no Centro Administrativo da Bahia.

Fonte: www.upb.org.br

A iniciativa é voltada para prefeitos, secretários de Educação e técnicos das secretarias municipais e tem como objetivo discutir o plano de metas e mecanismos de articulação e compartilhamento de responsabilidades entre os entes federados por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), instrumento de planejamento do Ministério da Educação para definição do apoio técnico e financeiro aos entes.

Entre os temas programados para o evento, está o Programa de Formação de Professores (Parfor), o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) e o PDE Interativo, ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação.

“O nosso principal objetivo é realizar a formação para o fortalecimento da implementação do PAR nos municípios, orientando para captação de recursos junto ao FNDE. É importante que as equipes técnicas dos municípios estejam atualizadas, sempre se capacitando, pois a cada dia ocorrem mudanças e que precisam ser conhecidas. Por isso, a relevância de encontros como este”, disse Nadja Amado, coordenadora-geral do Pacto com Municípios, da Secretaria da Educação do Estado.

Para a presidente da UPB, Maria Quitéria, alinhar as ações educacionais é uma das metas do trabalho desenvolvido pelo órgão. “Conhecendo a realidade municipal baiana, tem ao longo deste ano, sendo esse o primeiro evento do nosso projeto Capacita Municípios, uma agenda de oficinas e seminários, buscando qualificar e orientar os gestores e secretariados sobre diversos temas. A educação será assunto do nosso II Encontro de Prefeitos que será realizado em novembro”, disse.