Secretaria da Educação entrega 245 mil cadernos temáticos para o reforço de língua portuguesa e matemática

Os estudantes da rede estadual de ensino, que cursam do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, irão ganhar um reforço na aprendizagem da língua portuguesa e matemática. O Projeto Gestar na Escolar, implantado em 2011, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia para reforçar o ensino e a aprendizagem nestas duas disciplinas, irá distribuir, para os estudantes, 245 mil cadernos complementares especialmente elaborados por professores formadores que atuam como especialistas do projeto.
 
De acordo com a coordenadora do Gestar, Daday Sales, o material surgiu como uma maneira de atender às demandas dos professores e necessidades dos alunos. “Partimos das provocações dos professores para elaborar um material didático em caráter complementar ao livro didático, considerando a realidade dos professores e dos estudantes”, revela a coordenadora, ressaltando que os cadernos funcionam como um material de apoio para ser utilizado em sala de aula.
 
Compostos por uma série de propostas didáticas, os cadernos propõem atividades a serem desenvolvidas pelos estudantes e coordenadas pelos professores de maneira flexível e prazerosa. Com a utilização do material, os educadores ganham mais liberdade para explorar as competências e habilidades previstas para os estudantes em cada momento do ano letivo.
 
“O uso dos cadernos, que já foram distribuídos, em número menor, para unidades escolares no segundo semestre de 2014, vem trazendo uma resposta muito positiva. Eles orientam e abrem um leque de opções para que os professores possam explorar”, conta Daday Sales. Segundo a coordenadora, todas as escolas estaduais que ofertam o ensino fundamental II irão receber o material complementar, mesmo que não tenho feito adesão ao Gestar. 
 
Gestar – O programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) atua no sentido de melhorar o desempenho dos estudantes do ensino fundamental II em língua portuguesa e matemática. Por meio do acompanhamento e da avaliação in loco nas escolas, realiza formação continuada dos professores, elabora e distribui material pedagógico e estimula o protagonismo estudantil com oficinas formativas. Em 2014, o Gestar atendeu 223.554 mil estudantes da segunda fase do ensino fundamental, em 653 escolas.

Notícias Relacionadas