Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Secretaria da Educação entrega currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental ao Conselho Estadual
Secretaria da Educação entrega currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental ao Conselho Estadual
O superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria Estadual da Educação, Ney Campelo, destacou que o mais importante deste documento é que, através dele, será rompido um paradigma educacional baseado na concepção de escola transmissora de ensino meramente tecnicista. “O currículo apresenta uma pluralidade na abordagem do sujeito integral capaz de refletir sobre o seu desenvolvimento cognitivo, mas também o seu desenvolvimento socioemocional, de modo que ele tenha um grande cardápio de possibilidades para a sua formação, alinhada com a sociedade contemporânea”.
Durante a programação do encontro - composta por duas mesas de debates com os temas “Conselhos de Educação: regulamentação da BNCC nos Sistemas de Ensino” e “Conselhos de Educação: regime de colaboração, possibilidades e limites de atuação” –, Ney Campelo explicou, ainda, que o currículo de referência para o Estado da Bahia é um documento que se constitui num legado sistêmico para a Educação pública e para a Educação em geral, oferecido pela Secretaria de Educação. “Isto porque, pela primeira vez, podemos, a partir de um comitê de governança, instituído em fevereiro, com representações e instituições representativas da Educação na Bahia, a exemplo do sindicato das escolas particulares, do Conselho Estadual da Educação, a UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação), da UNCME (União dos Conselhos Municipais de Educação), e do Fórum Estadual de Educação, todos à mesa, refletir sobre as expectativas das juventudes em relação à Educação contemporânea de qualidade”.
O subsecretário Nildon Pitombo, representando o governador Rui Costa, também falou sobre a importância do currículo referencial. “Este documento tem uma importância relevante, porque o Estado passa a ter uma referência vinculada dirigida tanto à Bahia, como à BNCC. Os conselhos e secretarias municipais, assim, poderão desenvolver seus projetos de currículo de acordo com seus projetos de organização de sistema educacionais locais, com base na territorialização, proporcionando a escrita de documentos formais para a melhoria da escolarização das crianças e jovens baianos”.
Com a entrega do documento ao Conselho Estadual de Educação, este, no exercício de sua autonomia, irá realizar o processo de normatização e, em seguida, a etapa de implementação do currículo. A presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, Anatércia Contreiras, afirmou que, a partir de agora, o CEE vai avaliar o documento e estabelecer um cronograma de ação. “Vamos analisar a possibilidade de fazer uma audiência pública, já que faz parte das nossas atribuições ouvir a sociedade, sendo o Conselho um órgão de controle social. Em articulação com os conselhos municipais, vamos produzir uma ação alinhada para estabelecer uma agenda conjunta em relação ao documento. Atuaremos da forma mais célere possível na homologação da proposta e na sua regulamentação”.
Processo de elaboração
O processo de elaboração do documento resultou em vários momentos de consulta presenciais e virtuais. No primeiro momento, foi feita uma pesquisa inspiracional, entre março e maio, com mais de 80 rodas de conversas em todos os 27 Territórios, tendo mais de 24 mil pessoas envolvidas nesse trabalho. Nasceu em outubro, assim, a primeira versão do currículo e, a partir daí, foi realizada uma consulta pública com mais de 220 mil manifestações acerca do currículo referencial.
O processo de elaboração do documento resultou em vários momentos de consulta presenciais e virtuais. No primeiro momento, foi feita uma pesquisa inspiracional, entre março e maio, com mais de 80 rodas de conversas em todos os 27 Territórios, tendo mais de 24 mil pessoas envolvidas nesse trabalho. Nasceu em outubro, assim, a primeira versão do currículo e, a partir daí, foi realizada uma consulta pública com mais de 220 mil manifestações acerca do currículo referencial.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo