Secretaria da Educação inclui a criação coreográfica nos projetos artísticos e culturais da rede estadual

Música, artes visuais, literatura, produção de vídeos e educação patrimonial estimulam as diversas expressões artísticas e culturais nas escolas da rede estadual da Bahia. Em 2014, a Dança se reúne a estas manifestações e surge como uma novidade para o fortalecimento do ensino das artes nas unidades escolares. A 1ª Mostra de Dança Estudantil acontece juntamente com a etapa final dos demais projetos, no 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, esporte, arte e cultura, em outubro, na Itaipava Arena Fonte Nova, onde serão apresentadas 15 coreografias que se destacaram no Estado.

Antes do 3º Encontro Estudantil, os estudantes envolvidos com os projetos de dança também participam das culminâncias escolares, que chegam ao fim nesta sexta-feira (1/8), e das etapas regionais, nas Diretorias Regionais de Educação (Direc). “A criação coreográfica é muito rica porque é fruto das discussões, concepções e manifestações culturais. A dança articula outras linguagens artísticas e aparece como um diferencial para os estudantes da rede estadual neste ano. Queremos estimular o protagonismo juvenil e despertar os interesses pelos gêneros e técnicas de dança desvinculadas dos padrões estabelecidos pela indústria cultural”, disse Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação.

Formação de professores – Os estudantes contam com acompanhamento de docentes nestas iniciativas, que estimulam as criações. Para enriquecer ainda mais a formação dos professores, os profissionais têm a chance de participar, gratuitamente, do Encontro de Educadores de Dança, promovido pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (Ufba), nos dias 16 e 17 de agosto, dentro da Oficina Nacional de Dança Contemporânea. As inscrições já podem ser realizadas por meio do site http://ondc2014.blogspot.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ondc2014@gmail.com.

O Encontro tratará de inovações metodológicas, novas abordagens e práticas significativas para a sala de aula, que podem apoiar a visão do ensino da dança como ação mediadora, com apresentação de trabalhos coreográficos e vídeos escolares. “Com o curso, os professores têm a chance de aprimorar as experiências criativas e trocar saberes com profissionais da área que têm o interesse de colaborar em todos estes processos formativos”, disse Nide Nobre.

Estudantes no TCA – Com o intuito de chamar a atenção dos estudantes para a Dança, a Secretaria da Educação do Estado vai apoiar a participação de mais de 1.500 alunos, no dia 29 de setembro, às 15h, em atividade no Teatro Castro Alves, em Salvador, que inclui encenação especial do espetáculo Romeu e Julieta pela São Paulo Companhia de Dança (SPCD). No Espetáculo, os estudantes vão entrar em contato com o universo da dança, guiados por Inês Bogéa, diretora da Companhia. Ela sobe ao palco em dois momentos: no início do espetáculo, para explicar conceitos básicos do balé, e em outro para mediar a interação com a plateia. Em meio às interações, os alunos assistem à apresentação de Romeu e Julieta.