Secretaria da Educação lança livro sobre Educação Ambiental

Fotos: Claudionor Jr. e Suâmi Dias - Ascom/Educação

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Educação Ambiental (3/6) e o Dia Mundial do Meio Ambiental (5), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia começa a distribuição da segunda edição do livro do Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional (ProEASE). Os mais de 20 mil exemplares da nova publicação, revisada e ampliada, chegarão a todas as escolas da rede estadual, através dos Núcleos Regionais de Educação (NRE). Este foi um dos assuntos abordados, nesta sexta-feira (3), na videoconferência, no Instituto Anísio Teixeira, promovida pela Secretaria sobre “Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade: demandas e desafios para o século 21’, com transmissão para as telessalas dos 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE).

A publicação do ProEASE – criado em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) – traz orientações e informações sobre os principais conteúdos e discussões sobre a temática e tem como objetivo fortalecer e orientar a Educação Ambiental nos colégios da rede estadual, em todos os níveis e modalidades educacionais através de ações que transformem o ambiente escolar em um espaço educador sustentável.

O coordenador de Educação Ambiental, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Fábio Barbosa, ressaltou que o “programa visa uma educação socioambiental crítica, transformadora e emancipatória, que seja desenvolvida de forma transversal e que aconteça durante todo o ano letivo, dentro de uma gestão democrática e participativa da escola e do seu projeto político-pedagógico”. Ele destaca que o programa é resultado de um diálogo constante com a rede estadual, sobre os conceitos que norteiam a Educação Ambiental, dentro da Política Estadual de Educação Ambiental (Lei nº 12.056/2011), do Plano Estadual da Juventude e das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Ambiental.

Os exemplares da segunda edição do programa serão distribuídos nas escolas da rede, nas secretarias municipais de educação, nos Conselhos Estaduais e municipais de Educação, juntamente com as Orientações Curriculares para o Ensino Médio. A versão digital pode ser acessada na página do ProEASE, no Portal da Educação.

Videoconferência
Durante a videoconferência “Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade: demandas e desafios para o século 21’, professores e estudantes do Colégio Estadual do Colégio Estadual Carlos Souto, no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, apresentaram experiências exitosas de educação ambiental sustentável. Entre os projetos, destaque para o Recóleo – Coleta Coletiva, realizado em parceria com a Embasa. Por meio desse trabalho, os estudantes recolhem resíduos de óleo em residências, colégios e lojas, que são acumulados em tonéis e encaminhados para uma empresa de reciclagem em Vitória da Conquista. O material é revertido em detergente para as escolas.

“A escola está fazendo o seu papel de educar, dentro e fora do seu ambiente, e a comunidade vem fazendo a sua parte a partir do nosso trabalho de conscientização, aderindo e contribuindo com a reciclagem do óleo de cozinha, ao invés de devolvê-lo aleatoriamente à natureza”, afirmou a professora de História Sara Reis. “Trabalhamos com a cultura da sustentabilidade através de diversos outros projetos, como o da horta escolar, que agrega produtos saudáveis à alimentação escolar; o canteiro de ervas medicinais; o ‘SOS cães de rua’, o de reflorestamento da mata ciliar; o de produção de adubo orgânico”, enumerou a professora de Biologia, Dilcileia Anjos.

O estudante Vinícuis Lopes, 17 anos, 3º anos, contou que, a partir da Educação Ambiental promovida pela escola, ganhou mais consciência em relação aos cuidados que se dever ter com o meio ambiente para garantir a sua sustentabilidade. “A gente passar a ter um outro olhar para o meio ambiente, quando conhecemos ações que melhoram a vida de todos e passamos a praticá-las”.