Secretaria da Educação participa de encontro do CONSED sobre a Base Nacional da Profissão Docente

Foto: Eduardo Colin / Consed
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) promoveu, nesta segunda-feira (9), em Brasília, o segundo encontro da Frente da Base Nacional da Profissão Docente. O objetivo da frente é elaborar uma contribuição para a Base Nacional da Profissão Docente construída pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional da Educação (CNE), juntamente com o CONSED e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). O trabalho desta frente é coordenado pelo secretário da Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e pela secretária da Educação de Roraima, Leila Perussolo.

A Agenda da Aprendizagem foi elaborada pelos secretários estaduais de educação e pela UNDIME e possui sete temas estratégicos com demandas urgentes para o MEC e um deles é sobre a formação dos professores. A temática propõe uma articulação com as universidades e a Construção da BNCC da Formação de Professores, em articulação com o MEC e o CNE. Para isto, duas frentes de trabalho foram criadas: Frente da Formação Continuada para os Novos Currículos e a Frente da Base Nacional da Profissão Docente.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância desta ação colaborativa e dos encaminhamentos da frente junto ao MEC. “Existem desafios muito claros sobre a agenda de aprendizagem do CONSED e aqui está demarcado um espaço muito forte de um regime de colaboração e nós, dos governos estaduais, e, posso dizer assim, dos governos municipais, temos uma expectativa muito grande com o MEC. Mas, não podemos deixar escorregar a expectativa em um momento deste para que o MEC possa, de fato, cumprir o papel que lhe é cabido nesse regime de colaboração”, afirmou.

A secretária de Educação de Roraima, Leila Perussolo, destacou a importâncias das contribuições em torno da frente. “A discussão será enriquecida com esse olhar de cada território dos atores envolvidos e a gente tem avançado muito nesta frente, porque este espaço tem se ampliado. Aqui é um grupo compacto de sistematização, de alinhamento das muitas vozes, olhares e percepções dos nossos espaços e territórios”, salientou.