Secretaria da Educação participa do 15º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro Didático

 Foi aberto na noite desta terça-feira (20) e segue até o dia 23, em Salvador, o 15º Encontro Técnico Nacional dos Programas do Livro, coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O objetivo é discutir, avaliar e planejar, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de educação, a operacionalização do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). A abertura contou com a presença do subsecretário da Educação do Estado, Nildon Pitombo, que representou o secretário Walter Pinheiro.
 
Pitombo destacou a homenagem aos 80 anos do Programa Nacional do Livro Didático, considerando dois aspectos complementares entre si: o didático, no sentido de roteirizar a ação docente para aulas, e o pedagógico, que orienta para ação das aprendizagens, efetivamente realizada pelo conjunto dos estudantes. “Estes dois aspectos dão a plenitude ao sentido da existência de 80 anos do PLND, conduzindo escolas, professores, estudantes e dirigentes a reafirmarem o papel da política pública do livro didático na construção diuturna da busca pelo sucesso da escola”, afirmou o subsecretário, que ressaltou a presença do livro didático digital na rede pública estadual da Bahia para o Ensino Médio e recomendou a inserção do livro digital nos próximos editais do PNLD.
 
O PNLD foi criado por Getúlio Vargas e iniciado em 1938, cumprindo a missão de promover as medidas necessárias para aumentar e reduzir o preço da edição de livros, originalmente destinados às bibliotecas públicas. Completando 80 anos tem a comemorar a longevidade do seu objeto, ampliado desde o ano de 1945 para a distribuição nas escolas públicas de todo o território nacional. “Vale ressaltar que desde sua origem até hoje é livre a escolha do livro didático pelo professor, com base tão somente no catálogo dos livros pré-selecionados por especialistas”, disse Pitombo.
 
Com investimento de 1,3 bilhões de reais, o PNLD beneficiou mais 32 milhões de estudantes em 117 mil escolas públicas de todo o país, em 2017, com a compra de 149,7 milhões de exemplares de livros didáticos para a educação básica regular e na sua modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
A abertura oficial do evento se deu ontem à noite no Hotel Bahia Othon Palace, com as presenças do Subsecretário da Educação, prof. Nildon Pitombo, do Presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), Sr. Sílvio Pinheiro e do Secretário Municipal de Educação da Cidade de Salvador, Sr. Bruno Barral.

Notícias Relacionadas