Secretaria da Educação promove encontro territorial sobre o Censo Escolar

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Fotos Claudionor Jr
Com o objetivo de avaliar a coleta da primeira etapa do Censo Escolar 2019, técnicos dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), que atuaram na obtenção dos dados, participam, até esta quarta-feira (4), de um encontro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O Censo Escolar da Educação Básica é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área e funciona como uma ferramenta para acompanhar a efetividade das políticas públicas educacionais.
 
Ao longo da atividade, iniciada nesta terça-feira (3), os técnicos participantes farão um balanço das ações da execução da primeira etapa. Além disso, serão compartilhadas experiências e, também, será feito um alinhamento de práticas para a obtenção de informações. A programação também inclui discussões sobre assuntos como Busca Ativa de estudantes fora da escola, Novo Ensino Médio, Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), Sistema de Gestão Escolar (SGE) e outros.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, participou da abertura do evento e destacou o papel dos técnicos neste trabalho. “A gente tem que fazer este exercício de escuta e é bom quando temos uma equipe competente e qualificada. Agradeço a cada NTE presente e o esforço dos técnicos neste importante trabalho realizado para a coleta dos dados do Censo da Educação em cada território”.
 
Para a técnica do Núcleo Territorial de Vitória da Conquista (NTE 20), Alame Lopes, o trabalho realizado pelo Censo é essencial para a Educação. “O Censo é muito importante pelo fato de poder melhorar as políticas públicas através das informações obtidas. Quanto mais a gente informa com veracidade os dados, logicamente haverá mais melhorias no campo da Educação”, afirmou.
 
Mais sobre o Censo - O Censo Escolar é coordenador pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A primeira etapa consiste no preenchimento da Matrícula Inicial, quando ocorre a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. A segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a Situação do Aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos estudantes, ao final do ano letivo.
 
 

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